FNAC desafia ETIC a criar coleção de moda a partir de materiais reciclados



Sob o conceito “Recondicionar está na Moda’, através do qual a FNAC comunica a venda de equipamentos recondicionados do seu programa FNAC RESTART, a marca e a Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC) uniram-se para criar uma coleção de roupa irreverente, feita exclusivamente de materiais reciclados, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, esta colaboração, que se insere no programa de economia circular FNAC Restart, realça a importância de reutilizar e recondicionar peças e objetos, num apelo à consciência ambiental e à criatividade. O projeto vai culminar numa passagem de modelos que terá lugar na loja FNAC Chiado, no dia 4 de maio, às 16h00.

A iniciativa, desenvolvida pela FNAC em colaboração com alunos e professores da ETIC ao longo de seis meses, envolveu 50 alunos de quatro turmas do curso de Produção de Moda, Styling e Design de Moda na concretização de uma visão de moda sustentável. Para levar a cabo este desafio, foram utilizados materiais como coletes antigos da FNAC, telas de comunicação, sacos e peças de tecnologia provenientes dos laboratórios da Clínica FNAC.

Esta abordagem inovadora remete para a ideia de que, tal como a moda é cíclica, também o tempo de vida aparelhos eletrónicos pode ser cíclico através do recondicionamento. ‘Recondicionar está na Moda’ junta o eixo da sustentabilidade com o investimento nos talentos dos portugueses, ambos de grande relevância para a FNAC.

“Este projeto é muito mais do que uma coleção de roupa, é uma afirmação do nosso compromisso com o ambiente e a comunidade. Demonstra o potencial transformador que podemos alcançar quando a criatividade se alia à consciência ambiental, mostrando que é possível repensar a moda e o desperdício de uma forma inovadora e responsável”, afirma Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da FNAC Portugal.

Deste modo, a FNAC reforça a sua ação na área da sustentabilidade, que tem como uma das  principais bandeiras o programa FNAC Restart, que começa com a retoma de equipamentos usados comprados a clientes, seguido de análise e reparação pelos experts FNAC, e a posterior venda “como novos” enquanto recondicionados FNAC.

O programa deu mais um passo este ano ao implementar o processo de recompra de caixas dos produtos recondicionados. A medida permite aos clientes entregar a caixa e a cinta do seu produto recondicionado numa loja FNAC e receber de volta 1€ ou 2€, dependendo do tamanho da caixa. Desta forma, cada caixa pode ser reutilizada até 10 vezes: 5 vezes em circuito com o cliente final e 5 vezes em circuito interno para circulação de mercadoria.

As iniciativas reforçam a ação da FNAC na área da sustentabilidade juntamente com todos os projetos que têm vindo a ser desenvolvidos.

 





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