Dia Mundial do Ambiente: Águas do Tejo Atlântico promove 8ª edição do Caminho da Inovação Expo & Networking
As Nações Unidas partilham uma campanha de alerta para a “Restauração de Ecossistemas”, convidando a sociedade a interromper e reverter a sua degradação em todos os continentes e oceanos. No que respeita a região abrangida pela Águas do Tejo Atlântico esta realidade “tem sido salvaguardada pelo desempenho e cumprimento da missão gerindo de forma eficiente e sustentável Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Grande Lisboa e Oeste contribuindo para a proteção da saúde pública , do bem estar das populações, proteção do ambiente e da sustentabilidade económica e financeira, mas estamos cientes que o resultado final depende essencialmente do comportamento de cada um”, sublinha a entidade em comunicado.
Por isso, acrescenta a mesma fonte, “e para envolver as comunidades, universidades e municípios anunciamos hoje a 8 edição do Caminho da Inovação Expo & Networking que regressa a 3 de outubro, na Fábrica da Água de Alcântara, em Lisboa e tem como tema “Inspirado pelo Futuro”. Um momento de partilha e criação, gratuito aberto a todos os empreendedores da água”.
Nas restantes iniciativa que marcam o dia, divulgam algumas com destaque para:
- Visita da ERSAR à Fábrica de Água de Alcântara no âmbito do Workshop que está a organizar “Increasing resilience of water and sanitation sectors to climate change in the Mediterranean Region referente ao Protocolo sobre Água e Saúde (da UNECE/WHO Europa) à Convenção de 1992 Relativa à Proteção e Utilização dos Cursos de Água Transfronteiriços e dos Lagos Internacional que inclui um grupo de participantes que são quadros superiores, essencialmente dos órgãos da administração pública dos respetivos países, sendo representantes das autoridades competentes nas áreas de ambiente, água e saúde.
Ao nível da Educação Ambiental, a Águas do Tejo Atlântico tem a decorrer várias iniciativas que envolvem alunos, professores e interessados de vários municípios que pertencem ao Sistema Multimunicipal de Saneamento da Grande Lisboa e Oeste. Entre os dias 3 e 7 de junho, a Águas do Tejo Atlântico estará nos municípios de Odivelas, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra, com oficinas pedagógicas, workshops e jogos didáticos, a saber:
- Lisboa – dia 5 de junho – Oficina Pedagógica BioBombas+ no Instituto Pupilos do Exército
- Loures – dia 5 de junho – entrega de prémios às escolas vencedoras dos Concursos Municipais de Educação Ambiental, nomeadamente o Programa o Círculo Mágico
- Odivelas – dia 3 a 7 de junho – atividades ambientais para a população escolar do concelho
- Sintra – dia 5 a 7 de junho – Feira do Ambiente e Sustentabilidade “SintrAmbiente’24” para a população escolar do concelho.
Em parceria com o município de Loures, a dinamização de ações de educação ambiental tendo com chapéu o tema Acelerar o restauro da Terra, a resiliência à seca e á desertificação – #GeraçãoRestauração e vamos estar no município de Odivelas com o tema Vem Viver os ODS.
Em parceria com a Geberit, dinamizaram uma sessão de sensibilização sobre o tema Na Fábrica, com a Águas do Tejo Atlântico.
Estas ações envolveram milhares de crianças e professores que “são uma parte importante da nossa estratégia para mudar de atitude para um comportamento mais sustentável”.
Conferência “Estamos a Construir Cidades Sustentáveis?”
A Conferência “Estamos a Construir Cidades Sustentáveis?”, organizada pela Câmara Municipal da Amadora e a Associação ZERO, vai contar com a participação da Águas do Tejo Atlântico na mesa-redonda sobre “O desafio atual da gestão de resíduos e circularidade” e será representada por Elisabete Vale, coordenadora do Departamento de Segurança e Sustentabilidade Empresarial da Águas do Tejo Atlântico, que irá apresentar o tema “Circularidade de fardamento e de máscaras”, na
Na conferência serão abordadas diversas matérias, nomeadamente a ação climática e comunidades vulneráveis, o impacto da nossa alimentação no ambiente, o desafio atual da gestão de resíduos e circularidade, as cidades inclusivas: agir localmente para mudar globalmente, e a pobreza energética.
A conferência será realizada no auditório dos Recreios da Amadora, a partir das 9h30. Consulte o programa aqui