Governo investe 240 milhões de euros nas redes de transportes públicos
O Governo anuncia hoje um investimento de 240 milhões de euros para as redes de transportes públicos
do Porto, de Coimbra e de Lisboa, revelou o Gabinete da Ministra do Ambiente e Energia em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o financiamento, assegurado pelo Programa Sustentável 2030 – Programa Ação Climática e Sustentabilidade, tutelado pelo Ministério do Ambiente e Energia, representa uma “forte aposta na descarbonização e modernização do setor dos transportes públicos, por forma a oferecer melhores serviços aos cidadãos, enquanto se reduzem as emissões associadas à mobilidade urbana”.
A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, irão anunciar, ao longo desta sexta-feira, 28 de julho, em diferentes cerimónias, o lançamento dos financiamentos destinados à finalização e concretização dos seguintes projetos estruturantes para as cidades do Porto, de Coimbra e de Lisboa:
Extensão (2ª fase) do Metro do Porto (Linha Rosa: Casa da Música – São Bento)
- Valor: 96.000.000,00€, com uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%
- Entidade beneficiária: Metro do Porto S.A
- Objetivo: O financiamento destina-se à expansão da rede de transportes de passageiros
(incluindo aquisição de material circulante), para a conclusão da 2ª fase da operação.
Execução da 2ª fase da aplicação de um sistema de MetroBus, no Sistema de Mobilidade do
Mondego
- Valor: 82.100.000,00€, com uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%
- Entidade beneficiária: Infraestruturas de Portugal, SA
- Objetivo: O projeto visa criar uma ligação de transporte público entre Coimbra e os concelhos limítrofes (Miranda do Corvo e Lousã), através de um sistema de “Metrobus”, que consiste na implementação de um serviço tipo BRT (Bus Rapid Transit), num percurso previsto de 43 Km, ligando Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra e servindo a estação de Coimbra B e a zona dos Hospitais. Este projeto visa adaptar o antigo canal ferroviário e a malha urbana de Coimbra para a instalação de uma solução BRT, com canal dedicado.
Aquisição de Material Circulante para transporte público coletivo de baixo carbono (15 elétricos)
- Valor: 27.500.000€, com uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%
- Entidade beneficiária: Companhia Carris de Ferro de Lisboa E.M. – CARRIS
- Objetivo: Alargamento da rede de elétricos quer em extensão quilométrica, quer em
frequência do serviço a oferecer aos utilizadores atuais e futuros do transporte coletivo,
contribuindo para a transição energética.
Os avisos para a apresentação de candidaturas publicados nesta sexta-feira contemplam ainda
financiamentos para a modernização da Linha Norte – Ramal de Alfarelos – Troço Verride – Marujal, no
valor de 10,7 milhões de euros e a modernização da Linha ferroviária de Cascais (2ª fase), com 22.9
milhões de euros.
“Os transportes representam aproximadamente 29% das emissões de CO2 na União Europeia, sendo que
em Portugal chegam aos 37%. Somos um país com bons indicadores, do ponto de vista da transição
ambiental, mas o setor dos transportes é uma das exceções. Por isso, há que redobrar os esforços. Se
queremos concretizar os nossos objetivos de combate às alterações climática, e ao mesmo tempo
preservar e melhorar a mobilidade dos nossos cidadãos, temos de apostar, cada vez mais, em
alternativas sustentáveis ao transporte individual”, refere Maria da Graça Carvalho.
A Ministra do Ambiente e Energia sublinha ainda a necessidade da concretização célere destes
investimentos, que poderão não se repetir no futuro. “Neste momento, temos acesso a recursos financeiros que poderão não se repetir, e que nos permitem ser ambiciosos. Mas é preciso que exista também, por parte de todas as entidades, um forte compromisso com a execução dos projetos”, explica a governante.
Além dos investimentos anunciados, Maria da Graça Carvalho e Miguel Pinto Luz inaugurarão a
extensão da Linha de Metro Amarela, no Porto, entre Santo Ovídio e Vila D’Este.
O Programa Sustentável 2030 tem uma dotação total de cerca de 3,7 mil milhões de euros. Destes,
estão alocados à mobilidade urbana multimodal sustentável 1,312 mil milhões de euros e à rede
transeuropeia de transportes 1,395 milhões de euros. Ou seja, estão previstos mais de 2,7 mil milhões
de euros para projetos de mobilidade sustentável.