29% dos consumidores dispostos a trocar veículos privados por outros transportes
29% dos consumidores estão dispostos a substituir completamente os seus veículos privados por outras formas de transporte nos próximos dez anos, revela um estudo da McKinsey & Company sobre o sentimento do consumidor para o setor automóvel e a mobilidade nos próximos anos.
Segundo a mesma fonte, “isto marca uma mudança fundamental para soluções de mobilidade sustentáveis e alternativas”.
O estudo aponta também para a crescente procura de conetividade digital já que 38% dos compradores de VE estão a considerar fazer a sua próxima compra de automóvel online.
Além disso, 59% dos compradores planeiam utilizar mais serviços de conetividade digital no futuro, o que indica uma procura crescente de experiências digitais integradas e sem descontinuidades.
Relativamente à condução avançada, uma percentagem notável de compradores de automóveis considera as capacidades de condução autónoma como um fator-chave na compra do seu próximo veículo. “Isto reflete um interesse crescente em tecnologias de condução avançadas e o seu potencial para melhorar a segurança e a conveniência”, sublinha a McKinsey & Company, em comunicado.
21% dos proprietários de elétricos ponderam regresso aos automóveis com motores de combustão tradicionais
Sobre a dinâmica do mercado dos veículos elétricos, enquanto 21% dos proprietários de veículos elétricos estão a considerar um regresso aos automóveis com motores de combustão tradicionais, 37% dos inquiridos que ainda não possuem um veículo elétrico estão a considerar um veículo elétrico a bateria ou um veículo híbrido elétrico plug-in como o seu próximo automóvel.
Além disso, 27% dos compradores europeus de veículos elétricos estão dispostos a considerar uma marca chinesa para a sua próxima compra.
O estudo destaca ainda as perceções sobre a infraestrutura: “Apenas 29% dos inquiridos consideram que a atual infraestrutura de carregamento de VE é suficiente, o que evidencia uma área crítica de desenvolvimento e investimento para apoiar este mercado em crescimento”.