Crystal, o edifício que vai determinar o futuro das cidades sustentáveis
A Siemens acabou de inaugurar, em Londres, o Crystal, um edifício em forma de cristal que acolhe a maior exposição do mundo dedicada ao desenvolvimento urbano sustentável. O edifício funcionará como centro de conferências, plataforma para o diálogo urbano e centro de tecnologia e inovação.
“[No Crystal] será possível concentrar no mesmo local decisores de órgãos políticos, especialistas em infra-estruturas e o público em geral, a fim de desenvolver conceitos para o futuro das cidades e das suas infra-estruturas”, explica a Siemens.
Após uma fase de design que durou cerca de ano e meio, o Crystal dotou a capital britânica de um marco de arquitectura e um dos edifícios mais verdes do mundo.
“As cidades são os motores da economia mundial, mas também são as estruturas com maior impacto sobre o ambiente. O desenvolvimento do nosso planeta determinará o sucesso ou o fracasso do desenvolvimento das cidades. Antecipando o futuro das cidades, o Crystal dá a conhecer uma enorme variedade de oportunidades e soluções concretas”, afirmou o Presidente e CEO da Siemens, Peter Löscher, na cerimónia de abertura.
A Siemens investiu cerca de €35 milhões (R$ 91 milhões) neste projecto. Desenhado pela Wilkinson Eyre Architects, o edifício contém um auditório de 270 lugares e uma área de 2.000 metros quadrados.
A exposição apresenta “soluções de infra-estruturas que tornam a vida nas cidades mais sustentável e mais amiga do ambiente”, ao mesmo tempo que “melhora a qualidade de vida das populações”.