Não existe uma solução única para mudar crenças comportamentos das pessoas em relação ao clima



Para reduzir as alterações climáticas, o comportamento das pessoas tem de mudar a nível global. Num estudo que abrangeu 63 países, investigadores exploraram a eficácia das intervenções da ciência comportamental no combate às alterações climáticas.

Através de um concurso global inovador, testaram 11 estratégias concebidas para influenciar as crenças sobre o clima, o apoio político, a partilha nas redes sociais e a participação numa tarefa de plantação de árvores entre 59 440 participantes.

Os resultados revelaram que, embora as intervenções tenham tido um impacto modesto, principalmente entre aqueles que já estavam preocupados com as alterações climáticas, a sua eficácia variou significativamente entre as diferentes ações e públicos. Nomeadamente, algumas intervenções, como a redução da distância psicológica e a invocação de emoções negativas, “mostraram-se prometedoras em determinados contextos, mas não na promoção de comportamentos mais exigentes, como a plantação de árvores”, revelou David Moreau, Professor Associado da Universidade de Auckland.

“Este estudo abrangente destaca a natureza complexa e matizada da motivação para a ação climática em diversas populações globais, enfatizando a necessidade de abordagens direcionadas e personalizadas”, concluiu.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...