CIMPOR reforça compromisso com a descarbonização até 2050



A CIMPOR lança o seu Relatório de Sustentabilidade 2023 e reforça o compromisso com o crescimento sustentável, a descarbonização e as práticas empresariais responsáveis. O documento reflete a Política de Sustentabilidade da empresa e o empenho em alcançar a neutralidade carbónica até 2050, sublinha em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o Relatório de Sustentabilidade de 2023 identifica o progresso em várias frentes estratégicas, bem como algumas das metas associadas. Um dos principais focos do relatório é a redução das emissões diretas específicas de CO₂, que em 2023 atingiram os 647 kg de CO₂ por tonelada de produto cimentício.

“Este progresso constitui um passo importante na estratégia de descarbonização da empresa, que tem como meta a redução destas emissões em 37% até 2030, face aos níveis de 1990. De referir ainda que, na primeira metade de 2024, a CIMPOR submeteu a sua estratégia de descarbonização e respetivas metas para validação pela Science-Based Targets initiative (SBTi). O objetivo principal é garantir que estas metas estejam alinhadas com o Acordo de Paris, que visa limitar o aquecimento global a cerca de 2°C até ao final do século, em relação aos níveis pré-industriais, idealmente restringindo este aumento a 1,5°C”.

Adicionalmente, o relatório indica que 36,4% da energia térmica utilizada nas fábricas da CIMPOR provém de combustíveis alternativos e que 3,4 GWh da energia elétrica consumida é de origem renovável.

“Estamos a investir na modernização das nossas operações e na adoção de tecnologias inovadoras que irão acelerar a nossa transição para um futuro mais sustentável. Em 2023, alcançámos uma taxa de substituição térmica de 36,4%, e estamos a trabalhar para aumentar este valor nos próximos anos, até cerca de 70% em 2030. Os resultados apresentados no nosso Relatório de Sustentabilidade e o importante programa de investimentos em curso mostram que estamos no caminho certo para cumprir os nossos objetivos ambientais de curto, médio e longo prazo”, salienta Cevat Mert, CEO da CIMPOR para Portugal e Cabo Verde.

Em 2023, a CIMPOR produziu mais de 3,1 milhões de toneladas de cimento em Portugal Continental e nos Açores, com uma aposta no desenvolvimento de novos tipos de cimento com menor pegada carbónica, através da incorporação de materiais cimentícios como substitutos do clínquer, com alguns deles em fase de ensaio no grupo.

Estes avanços permitem à CIMPOR continuar a reduzir as emissões de CO₂ associadas ao processo produtivo. Trata-se de um dos vetores da estratégia de inovação e sustentabilidade da CIMPOR na qual já foram investidos, no corrente ano, cerca de 92 milhões de euros em projetos industriais e em Investigação & Desenvolvimento (I&D).

Outro ponto importante foi o progresso com vista ao alinhamento da estratégia da CIMPOR com as exigências da nova Diretiva para a Comunicação de Informação sobre a Sustentabilidade das Empresas (CSRD) e com os requisitos da Taxonomia da União Europeia.

Estes dois quadros regulatórios são essenciais para melhorar a transparência e a qualidade dos relatórios de sustentabilidade das empresas, exigindo a divulgação de informações detalhadas sobre o impacto ambiental, social e de governação (ESG – Environmental, Social, and Governance).

Adicionalmente, foram implementadas quatro novas políticas no âmbito do Código de Ética Empresarial e atualizadas 15 das políticas de Compliance, o que reforça o compromisso da empresa com uma governação transparente e responsável.

O relatório destaca ainda o compromisso da CIMPOR com os seus colaboradores, objetivo que pretende reforçar continuamente. A capacitação faz parte desse compromisso e, nesse sentido, foram realizadas em 2023 mais de 86.000 horas em formação, com ênfase em segurança e produção.

A empresa pretende continuar a priorizar a Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), não tendo registado, no ano em análise, qualquer acidente grave ou fatal. O objetivo passa por promover uma cultura de segurança em todas as operações.

O Relatório de Sustentabilidade 2023, que pode ser consultado aqui, oferece uma visão abrangente das iniciativas, conquistas e progressos da empresa no último ano e reforça o compromisso com a neutralidade carbónica até 2050.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...