SPV junta-se a Cascais para promover a sustentabilidade nas escolas
A Academia Ponto Verde, projeto educativo da Sociedade Ponto Verde (SPV), vai integrar o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais (PESA). O programa fomentado pela Câmara Municipal de Cascais tem como objetivo sensibilizar para as questões da sustentabilidade os alunos através da promoção de várias atividades complementares ao plano curricular e que incluem temáticas como a valorização dos resíduos e o processo de reciclagem de embalagens, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, trata-se de uma colaboração que resulta de uma missão que é comum a ambas as entidades. O PESA centra-se em valores e competências que promovam uma mudança de atitudes, visando uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável, preparando os jovens para o exercício de uma cidadania participativa e consciente. Também a Academia Ponto Verde tem este foco, ao materializar a atuação da SPV em alinhamento com os ODS, em particular com o ODS 12 (“Consumo e Produção Responsáveis”), e ao reforçar a literacia ambiental junto dos mais novos.
Neste âmbito, a Academia Ponto Verde desenvolve atividades didáticas que desafiam as crianças e jovens a aprender mais sobre a reciclagem de embalagens, que é a missão da SPV. O objetivo desta iniciativa é consciencializar as futuras gerações para a importância deste tema, capacitando-as de conhecimento para separar e depositar devidamente as embalagens nos ecopontos e contribuírem ativamente no cumprimento das metas de reciclagem de embalagens.
A colaboração com a autarquia de Cascais, através da integração da Academia Ponto Verde no PESA, reforça a proximidade da SPV com a comunidade escolar, incentivando os mais novos a tornarem-se os verdadeiros agentes ativos na reciclagem de embalagens e a adotar estes comportamentos no seu dia a dia. A SPV disponibiliza, através deste seu projeto educativo, sessões formativas, ferramentas e outros materiais didáticos para os professores fomentarem estas temáticas em contexto de sala de aula.
“O trabalho que desenvolvemos através da Academia Ponto Verde vem demonstrar a nossa ligação e proximidade à comunidade escolar, desde alunos a professores. Neste ano letivo, estamos muito satisfeitos por colaborar com a Cascais Ambiente, no âmbito do PESA, para promover a literacia ambiental em temas que são tão importantes, como a gestão de resíduos no pós-consumo. Para o país alcançar as metas ambiciosas de reciclagem de embalagens, que são muito ambiciosas, é necessário trabalharmos lado a lado em projetos como este, que permitam dar o conhecimento necessário aos mais novos, que serão os protagonistas do futuro”, afirma Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
Nuno Piteira Lopes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, reforça que “em Cascais há muito que apostamos na educação ambiental e nos incentivos para a adoção de hábitos de vida mais sustentáveis, nomeadamente através do nosso Programa de Educação e Sensibilização Ambiental que já desenvolvemos há 16 anos. Isto tem-nos permitido reduzir significativamente a quantidade de resíduos e consequentemente minimizar a pegada ecológica da comunidade. Só com o envolvimento de toda a sociedade, nomeadamente através de ações de sensibilização ambiental junto das crianças e jovens do nosso concelho, é que alcançamos resultados com impacto positivo na qualidade de vida destas e das próximas gerações. Desde campanhas educativas nas escolas até ao incentivo à participação ativa em programas de reciclagem ou hortas urbanas, é essencial que as pessoas entendam que as suas ações têm um impacto direto no meio ambiente e na construção de um futuro mais sustentável e resiliente.”