ISEG lança 7ª edição do programa Sustainable Finance em parceria com a Systemic



Já estão abertas as inscrições para a próxima edição do programa do ISEG Executive Education em Sustainable Finance – Reporte, Financiamento e Resiliência, que decorre no ISEG entre 7 de abril e 2 de junho de 2025, em parceria com a Systemic e com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Energia, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o programa executivo, pioneiro em Finanças Sustentáveis em Portugal que se iniciou já em 2020, tem a coordenação de Sofia Santos, cocriadora do curso e CEO da Systemic, e de Victor Barros, professor associado de Finanças no ISEG. O curso, que vai já na sua 7ª edição, traz uma atualização programática que não só acompanha a legislação, como apresenta as novas oportunidades que vão surgindo nesta área.

À semelhança de edições anteriores, conta com o contributo de um vasto leque de oradores internacionais de referência, bem como protagonistas e decisores nacionais como Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia, Assunção Cristas, da Vieira de Almeida Sociedade de Advogados, Clara Raposo, do Banco de Portugal, Luís Laginha de Sousa, da CMVM, ou Filipa Saldanha, do Crédito Agrícola, entre muitos outros.

“Vamos para a 7ª edição do programa em Sustainable Finance, o que comprova a sua relevância para as empresas nacionais. Um dos principais desafios que as empresas enfrentam hoje é alinhar a sua gestão com os princípios do desenvolvimento sustentável, materializada em práticas Ambientais, Sociais e de Governação (ESG). Nesse sentido, mais do que ensinar a definir uma estratégia de sustentabilidade, o programa de Sustainable Finance pretende promover uma mudança de mentalidades necessária para que a cultura empresarial possa estar efetivamente alinhada com os princípios do desenvolvimento sustentável e da gestão humanista. Enquanto referência na formação executiva, o ISEG Executive Education está a dar o seu contributo nesse sentido.”, enquadra Francisco Velez Roxo, CEO do ISEG Executive Education.

Para Sofia Santos, CEO da Systemic, “O curso Sustainable Finance oferece às empresas a oportunidade de modernizarem a sua gestão através da integração de práticas ESG, preparando-as para antecipar e responder aos desafios de sustentabilidade que estão a surgir. A existência destas práticas e a capacidade de cumprimento com as pressões regulamentares e de mercado, trará às empresas a capacidade de atrair investidores, reter talento, identificar novos mercados e produtos, gerando assim um impacte mais positivo na sociedade. Esta formação irá permitir aos participantes compreender a regulação existente neste âmbito, as exigências crescentes dos financiadores públicos e privados, dos investidores, dos clientes e do consumidor em geral; conseguindo depois identificar as práticas ambientais, sociais e de governação que devem implementar nas suas organizações para que a sua competitividade e diferenciação consiga gerar um valor adicional à sociedade e aos investidores. Esta formação irá também trabalhar a componente de resiliência pessoal e liderança tão necessária neste processo estruturante de transformação do papel das empresas na sociedade.”

O curso em Sustainable Finance vem capacitar as instituições financeiras e não financeiras (PMEs e Grandes Empresas) para modernizarem a sua gestão, de forma a conseguirem não só responder às exigências da regulação atual, mas também atrair investidores e financiadores a apoiar os seus negócios, ou captar consumidores cada vez mais interessados em marcas mais humanistas.

Os participantes vão aprender como incorporar questões climáticas e ambientais na análise de risco dos seus projetos, desenvolver novos produtos financeiros no âmbito da recuperação verde, e definir uma estratégia de sustentabilidade alinhada com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável para a sua organização.

Com o contributo de oradores relevantes nas mais diversas áreas, o programa demonstra que falar de financiamento sustentável (Sustainable Finance) não é apenas falar de bancos e fundos, mas sobretudo falar das boas práticas de gestão sustentável das PMEs e grandes empresas, que os investidores e financiadores públicos e privados valorizam cada vez mais.

Essas boas práticas de gestão, que são abordadas no curso, passam por exemplo pela existência de uma estratégia de sustentabilidade, pelo alinhamento com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, pela definição de metas para a descarbonização, pela definição de medidas de adaptação às alterações climáticas, ou pela identificação dos temas materiais que se reportam no relatório anual de gestão, cumprindo assim com a Diretiva de Reporte de Sustentabilidade, entre muitos outros desafios.

O programa executivo Sustainable Finance – Reporte, Financiamento e Resiliência tem a duração de 69,5 horas, distribuídas pelas segundas-feiras desde 7 de abril até 2 de junho de 2025, entre as 09h00 e as 18h00, no Campus do ISEG.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...