Obras de requalificação da centralidade de Rio de Mouro Velho estão em curso



Estão em curso as obras de requalificação da centralidade de Rio de Mouro Velho, uma intervenção do Município de Sintra no montante de 1 milhão e 751 mil euros, com um prazo de execução de 20 meses e o investimento a cargo dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) a ascender a cerca de 316 mil euros, divulgaram em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a intervenção visa a requalificação do espaço público, numa área de 12.294 m2, em torno do Largo 1.º de Dezembro que, para além do aumento e execução de passeios, vai beneficiar da criação de novo espaço de estadia.

A anteceder a intervenção de requalificação da centralidade da povoação da freguesia de Rio de Mouro, valorizando o seu ambiente rural, vão ser renovadas as redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas, a par da reformulação dos equipamentos de deposição de resíduos urbanos.

Além da intervenção no Largo 1.º de Dezembro, a empreitada compreenderá o reperfilamento das ruas Joaquim Correia de Freitas e José Cupertino Ribeiro, com redução da área de circulação automóvel destes arruamentos e criação de sentido único, funcionando em círculo com a Rua Elias Garcia (Estrada da Mata).

Apenas o transporte coletivo vai circular nos dois sentidos através de sistema de semáforos. Os trabalhos abrangem, ainda, o reperfilamento da Rua Professora Maria de Lurdes Carvalho Faria, com relocalização do parqueamento existente e criação de 29 novos lugares de estacionamento, nas imediações da Praceta Quinta do Espírito Santo.

A empreitada de requalificação da centralidade de Rio de Mouro Velho decorre em articulação entre a Câmara Municipal e os SMAS de Sintra, para minimizar os incómodos resultantes dos trabalhos, inserindo-se no âmbito da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Rio de Mouro Velho e dos respetivos objetivos estratégicos de melhorar as condições de circulação pedonal, requalificar as infraestruturas e pavimentos e valorizar o ambiente rural da povoação, incrementando a renovação do espaço público para usufruto da população.

Também no âmbito da ARU de Rio de Mouro Velho, foi concluída, recentemente, a empreitada de requalificação da centralidade de Covas, numa intervenção que ascendeu a cerca de 750 mil euros, com investimento dos SMAS de Sintra no montante de 315 mil euros.

A empreitada foi visitada, recentemente, pelo diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, e pela presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Raquel Amaral.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...