Inovação e propósito na transição energética acessível
Por Luís Nunes, COO da PRIO Supply
Longe vai o tempo – e ainda bem – em que o foco na sustentabilidade e responsabilidade das empresas parecia ser tratado como um simples adicional, e não algo presente e central no negócio e identidade de uma marca. O que fazemos, enquanto empresas, importa. E importa não apenas pelos produtos ou serviços que fornecemos, mas também pelo que estes representam e o papel que queremos desempenhar na sociedade. À medida que vamos enfrentando as consequências das alterações climáticas, torna-se evidente que a transição energética tem sido um dos maiores e mais complexos desafios do século XXI.
Reduzir emissões é necessário. E é no presente que trabalhamos para esse futuro mais verde. Enquanto energética que nasceu há 18 anos, num contexto em que a sustentabilidade era já tema bem presente, a PRIO sabia desde a primeira hora que tinha um papel a desempenhar na transição energética. Esta responsabilidade é acrescida em setores como o da energia, o da mobilidade e os transportes. Falamos simultaneamente de setores onde a pegada carbónica é maior, mas que têm um papel fulcral na prosperidade económica.
Como podemos então fazer melhor, sem prejudicar o papel que estes setores têm no tecido económico e no dia a dia da vida do país? A tecnologia tem, aqui, um papel fulcral, abrindo as portas à inovação, bem como ao desenvolvimento económico. Há um paradigma a mudar e a PRIO está empenhada em tomar a dianteira da transição energética acessível. Acreditamos que a transição energética deve ser acessível e inclusiva, com um mix de soluções energéticas que permita que mais pessoas possam reduzir emissões no presente. A mobilidade elétrica terá um papel de futuro – e a PRIO foi pioneira no país. Mas não poderá ser a única solução. Foi assim, por exemplo, que surgiu o ZERO Diesel (na versão B100 e na sua versão HVO), com 0% de combustível fóssil, e que veio ajudar as empresas a reduzir a sua pegada carbónica.
Foi também assim que nasceu o ECO Bunkers, um combustível marítimo desenvolvido pela PRIO que reduz emissões poluentes dos navios em pelo menos 15%. Foi também assim que lançámos o ECO Diesel, este de forma generalizada a todos os públicos, que incorpora 15% de energia renovável, proporcionando melhor performance, redução no consumo e menores emissões. Testado ao longo de anos em laboratório e na estrada, o ECO Diesel fez primeiro o seu percurso nos transportes de mercadorias e é, já hoje, uma opção para qualquer condutor de carro a diesel, mais eficaz e ecológica. Como bem sabemos, o desafio da descarbonização é exigente. Não se faz de um dia para o outro, nem de forma unilateral.
É aqui que importa destacar o esforço coletivo – e o privilégio da PRIO em particular, que tem trabalhado com parceiros com quem partilha estes valores de inovação e foco num futuro com soluções mais verdes. Foi assim que nasceu o Beato Biobus, um projeto inovador em parceria com a Carris, que consiste na implementação de autocarros movidos a biodiesel produzido a partir de óleos alimentares usados, recolhidos na área do Beato, em Lisboa. O objetivo do Beato Biobus é reduzir as emissões de CO2 e promover a sustentabilidade nos transportes urbanos, demonstrando o potencial dos biocombustíveis como uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis. O melhor? É feito numa combinação entre entidades e população local, que conta com mais de 3.500 alunos em várias escolas da zona Oeste de Lisboa a colaborar neste projeto.
Um exemplo perfeito também do quanto as gerações mais novas estão comprometidas num futuro melhor – e que a nossa responsabilidade é também fomentar isso mesmo. De volta ao setor privado, neste caso dos transportes pesados, é necessário desenvolvermos soluções que ao mesmo tempo reduzam de forma significativa as emissões de carbono, mas que não comprometam o desempenho dos veículos nem o desempenho económico das empresas que apostam nestas soluções.
A título de exemplo, temos colaborado com a TJA ao fornecer Zero Diesel HVO – um biocombustível que oferece uma redução substancial das emissões de carbono, sem comprometer o desempenho dos veículos pesados. Da mesma forma, a Transportes Paulo Duarte e a LPR adotaram, como parte do seu compromisso com a sustentabilidade, um produto já disponível no mercado, o ECO Diesel PRIO. Mais uma vez, parceiros de relevo, que partilham deste mesmo compromisso com o futuro e apostaram em soluções mais ecológicas e eficientes. E fazem-no porque, cada vez mais, a responsabilidade social e ambiental é essencial ao negócio. E ainda bem. Além dos biocombustíveis e destas parcerias estratégicas, a PRIO está empenhada em fomentar uma economia circular.
É algo que aplicamos em toda a nossa cadeia de valor, com soluções de poupança de água e energia solar que reduzem a nossa pegada no nosso Centro Novas Energias, em Ílhavo, mas também em projetos que visam aumentar a literacia ambiental e fomentar a reutilização. É o caso do EcoWaste, um projeto de recolha de óleos alimentares usados (OAU) que transformamos em energia e que tem contado com o apoio de comunidades escolares e das pessoas em geral, que aproveitam os “oleões” disponíveis na rede PRIO e já em alguns municípios para, de forma limpa e segura, assegurarem que estes OAU vão ter uma nova vida.
Um futuro mais sustentável não é nenhuma utopia. É o resultado de ações concretas e apostas claras em fazer mais e melhor. O foco em inovar e fazer melhor é parte do ADN da PRIO. É nisso que continuaremos focados e é de extrema importância que os incentivos e a ambição de Portugal e dos nossos governantes, não esmoreça. O esforço conducente ao processo de transição energética, passa por uma diversificação de fontes e tecnologias. A aposta em soluções como a mobilidade elétrica e os biocombustíveis, em particular os avançados, são disso exemplo e devem continuar a ser bem trabalhadas e impulsionadas. Porque sabemos que, no setor da energia, o sucesso do negócio e a responsabilidade social e ambiental são indissociáveis. O futuro do negócio terá de ser um futuro cada vez mais ecológico. E ainda bem.