ENTRAJUDA propõe pacto com impacto para combater pobreza energética em Portugal
A ENTRAJUDA, organização pioneira na inovação social, lança o projeto ENERGÉTICO, uma iniciativa que visa promover o conhecimento sobre o consumo eficiente de energia e contribuir para erradicar a pobreza energética em Portugal, que afeta mais de dois milhões de pessoas em Portugal, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o projeto, que tem como base o portal ENERGÉTICO, pretende promover a literacia e a eficiência energética da população, através do combate ao desperdício no consumo de energia. A iniciativa integra ainda o lançamento de campanhas de comunicação de sensibilização, promoção de eventos e outras atividades a realizar com os vários parceiros.
Atualmente, estima-se que entre 1,1 e 2,3 milhões de portugueses vivam em situação de pobreza energética moderada, e entre 660 e 680 mil em pobreza energética extrema, de acordo com as estimativas avançadas pela Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2021-2050.
Tendo como objetivo contribuir para a redução de 35% do consumo de energia primária para 2030, meta prevista no Plano Nacional Integrado de Energia e Clima, o projeto ENERGÉTICO pretende promover um “pacto com impacto” entre municípios, regiões, agentes, associações, produtores, distribuidores e consumidores, com o objetivo de mudar hábitos e promover consumos mais eficientes.
Estima-se, por exemplo, que o conjunto de todos os equipamentos em modo standby podem atingir 10% do consumo de energia elétrica total de uma casa. Mesmo desligado através do comando, um aparelho continua a gastar até cerca de 25% de energia, valor que varia de aparelho para aparelho e de marca para marca, representando um custo anual evitável superior a 120€.
Para auxiliar os consumidores a fazer escolhas mais informadas sobre preços de energia e potência contratada, o projeto disponibiliza simuladores de consumo e oferece orientações sobre as boas práticas para reduzir gastos energéticos com eletrodomésticos, como frigoríficos, máquinas de lavar roupa e loiça, fogões, em iluminação e ainda por via do isolamento adequado de portas e janelas. O portal disponibiliza ainda condições de acesso à Tarifa Social.
Com o arranque do projeto ENERGÉTICO será lançada uma campanha multimeios de sensibilização sobre o impacto do desperdício de energia e dos seus efeitos na população e famílias. Desenvolvida pela agência NOSSA, a campanha tem como mote “Energético representa: A grande poupança em pequenos atos” e conta com as vozes dos atores Inês Herédia, Isabel Abreu, João Reis e António Machado.
A iniciativa conta já como parceiros fundadores a EDP, Floene, Fundação Galp, REN, e como parceiros institucionais a ERSE e a ADENE, que juntos estão comprometidos em reduzir a pobreza energética e promover a literacia energética em Portugal.