Tratolixo sensibiliza para a urgência de separação do vidro
O vidro é um dos materiais que tem registado uma quebra significativa na recolha seletiva. Para fazer face a esta situação e tendo em vista a necessidade de Portugal cumprir a taxa de reciclagem deste material definida pela União Europeia até 2025, a TRATOLIXO continua a apelar para a urgência de uma maior reciclagem de vidro. Só com uma mudança de hábitos dos portugueses será possível atingir as metas de reciclagem propostas pela União Europeia.
Nuno Soares, Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO, afirma: “Estamos muito empenhados em contribuir para sensibilizar a população e, em particular, os munícipes da nossa área de atuação, dos concelhos de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra. É urgente que a população responda a esta sensibilização de forma positiva, separando mais o vidro e facilitando a sua recolha e reciclagem para podermos cumprir as metas dentro do prazo definido”.
As embalagens de vidro podem gerar menor emissão de CO2 se forem totalmente reutilizadas para produzir novos produtos e, por outro lado, como o vidro é produzido através de vários minerais, o seu reaproveitamento pode diminuir a quantidade de matérias-primas que têm de ser retiradas da natureza, o que fomenta benefícios económicos e ambientais. Dados divulgados pelo Close the Glass Loop indicam que a taxa média de recolha para reciclagem de embalagens de vidro na União Europeia permaneceu estável em 80,2%, em 2022, com um volume recorde de vidro recolhido.
Em contraste, a percentagem de recolha de embalagens de vidro para reciclagem, em Portugal, desceu para 51% em 2022, face aos 54,4% registados em 2021. Em 2023 os portugueses encaminharam para reciclagem menos 6.264 toneladas de vidro, ou seja, uma quebra de 3% na taxa de recolha, face a 2022, de acordo com dados divulgados pela Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem. Estes são dados que Portugal tem de ver alterados o quanto antes, já que em pouco mais de um ano lhe falta ainda cumprir muito da taxa de recolha para atingir os objetivos designados pela União Europeia.
A sensibilização das populações da sua área de atuação (concelhos de Cascais, Oeiras, Mafra e Sintra) é por isso uma das prioridades da TRATOLIXO no que diz respeito à separação e recolha de vidro, sendo que este tema está presente em ações para sensibilizar vários públicos-alvo.
Neste sentido, recentemente, a TRATOLIXO lançou, em conjunto com a Sociedade Ponto Verde, uma campanha que apela à reciclagem do vidro, com o objetivo de sensibilizar para o facto de que é urgente fazer uma maior separação deste material para facilitar a sua recolha e reciclagem e assim o país cumprir as metas europeias, que apontam para uma taxa de reciclagem de 70% até 2025. Esta campanha de sensibilização passou por um anúncio de televisão transmitido entre setembro e novembro nos canais do grupo SIC. O filme foi desenvolvido em formato playce, uma solução que apresenta os vídeos antes dos conteúdos que estão gravados nas boxes de televisão e quando selecionados por um utilizador, combinando as melhores qualidades da ‘targetização’ digital com a abrangência e universalidade do meio televisivo.
O anúncio permitiu assim segmentar de forma específica os públicos impactados, pelo que mais facilmente a mensagem de sensibilização terá chegado às populações dos concelhos onde a TRATOLIXO atua.