2024 foi o primeiro ano em que o aquecimento foi superior a 1,5ºC. O que é que isso significa para o objetivo do Acordo de Paris?



A probabilidade potencial de exceder os objetivos do Acordo de Paris de limitar o aquecimento a 1,5 °C acima das temperaturas pré-industriais é explorada em dois artigos publicados na revista Nature Climate Change. Ambos sugerem que ultrapassar 1,5 °C de aquecimento em 2024 pode indicar que entrámos num período de várias décadas de aquecimento global médio de 1,5 °C e que são necessários esforços rigorosos de mitigação do clima para manter os objetivos do Acordo de Paris ao nosso alcance.

Em 2015, o Acordo de Paris estabeleceu o objetivo de limitar o aquecimento global induzido pelo homem a 1,5 °C acima da linha de base pré-industrial. Entende-se que os objetivos de temperatura do Acordo de Paris se referem a médias de períodos de 20-30 anos, a fim de eliminar o impacto das variações naturais de curto prazo do sistema climático, como o El Niño.

A modelização atual sugere que o limiar de aquecimento de 20 anos será ultrapassado no final da década de 2020 ou no início da década de 2030. Recentemente, foi anunciado que 2024 foi o primeiro ano a ultrapassar 1,5 °C em relação aos níveis pré-industriais, mas não é claro qual o impacto deste facto nos objetivos a longo prazo para o cumprimento do Acordo de Paris.

Para explorar a relação entre anos quentes isolados e tendências de aquecimento a longo prazo, Emanuele Bevacqua e colegas combinaram observações e modelos climáticos da Fase 6 do Projeto de Intercomparação de Modelos Acoplados (CMIP6), concentrando-se em modelos que representavam tendências de aquecimento de 1981 a 2014.

Analisando as tendências históricas do aquecimento, os autores sugerem que o primeiro ano em que as temperaturas ultrapassam os diferentes limiares de temperatura, de 0,6 °C a 1 °C acima das temperaturas pré-industriais, também se situa no primeiro período de 20 anos em que as temperaturas médias de um ano atingiram esses limiares. Este padrão sugere que a Terra pode ter entrado no período de aquecimento de 20 anos quando as temperaturas ultrapassaram 1,5 °C em 2024.

Quando os autores modelaram diferentes cenários climáticos, era provável (maior ou igual a 66% de probabilidade) ou virtualmente certo (maior ou igual a 99% de probabilidade) que 2024 se insere no primeiro período de 20 anos em que o objetivo de 1,5 °C é atingido, dependendo do cenário climático. No cenário da Via Socioeconómica Partilhada SSP2-4.5, que mais se assemelha às políticas climáticas atuais, todos os modelos indicaram que o primeiro ano acima de 1,5 °C cairia no período de aquecimento de 20 anos.

Os autores alertam para o facto de que o tempo de entrada no período de 20 anos com um aquecimento de 1,5 °C não deve ser confundido com o tempo do próprio nível de aquecimento, uma vez que este último ocorrerá provavelmente a meio do período de 20 anos.

Num segundo artigo que utiliza dados de modelização do CMIP6, Alex Cannon observa que junho de 2024 foi o 12º mês consecutivo com temperaturas superiores a 1,5 °C e explora a forma como este facto pode afetar os objetivos do Acordo de Paris.

De acordo com os modelos existentes, Cannon observa que as projeções de 12 meses de temperaturas consistentes acima de 1,5 °C tendem a ocorrer quando o aquecimento a longo prazo (ou seja, ao longo de uma média de 20 anos) já foi atingido. Calcula-se que, de acordo com o SSP2-4.5, é 76% provável que isso tenha acontecido e, de acordo com o SSP1-2.6, há 56% de hipóteses de isso ter acontecido.

Cannon descobre que, com base na modelação, se ocorrerem 18 meses consecutivos de temperaturas iguais ou superiores a 1,5 °C, o incumprimento do Acordo de Paris é praticamente certo no âmbito do SSP2-4.5.

Os artigos utilizam metodologias e períodos de tempo diferentes, o que explica algumas das diferenças nos seus resultados. No entanto, os autores de ambos os artigos salientam que esforços de mitigação rápidos e fortes podem ainda reduzir substancialmente a probabilidade de ultrapassar os objetivos de temperatura do Acordo de Paris nos próximos anos ou décadas.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...