Principal concurso científico do mundo identifica 19 soluções inovadoras com maior potencial para enfrentar a crise planetária



O Prémio Frontiers Planet anunciou 19 Campeões Nacionais de equipas de investigação científica dos cinco continentes – cientistas excecionais com soluções revolucionárias que podem ser ampliadas para manter a humanidade em segurança dentro dos limites do planeta. Sendo a maior competição científica do mundo para melhorar a saúde planetária e mobilizar a comunidade académica, o prémio acelera a inovação e o impacto e realça a urgência da ação necessária.

Os Campeões Nacionais foram selecionados por 100 peritos independentes – o Júri dos 100 – líderes de renome na área da sustentabilidade e da saúde planetária, presidido pelo Professor Rockström. Os Campeões Nacionais avançarão agora para a fase final do concurso, com três Campeões Internacionais a serem revelados em junho e a receberem um milhão de dólares cada um para desenvolverem a sua investigação.

Os 19 Campeões Nacionais representam um grupo diversificado de investigadores em várias fases das suas carreiras académicas, que publicaram artigos inovadores que apresentam soluções únicas e transformadoras para impedir que a humanidade ultrapasse os limites do planeta.

Sem tempo a perder com a atual crise climática, a sua investigação centra-se numa série de áreas, incluindo a mitigação das alterações climáticas, a saúde das comunidades e a resiliência planetária, através das quais oferecem soluções como tecnologias otimizadas de captura de carbono, sistemas melhorados de modelação e deteção precoce e quadros políticos sustentáveis. Tudo com o objetivo de mobilizar e inspirar os indivíduos a contribuírem ativamente para a superação dos atuais desafios da saúde planetária.

Liderado pelo Professor Johan Rockström, o quadro das fronteiras planetárias apresenta um conjunto de nove limites dentro dos quais a humanidade pode continuar a desenvolver-se e a prosperar nas gerações vindouras. Ultrapassar estes limites aumenta o risco de gerar alterações ambientais abruptas ou irreversíveis em grande escala. Não havendo lugar para nos escondermos na crise planetária, as inovações científicas necessárias são cruciais para a nossa responsabilidade coletiva por vidas saudáveis num planeta saudável.

O Professor Jean-Claude Burgelman, Diretor do Prémio Frontiers Planet, afirma, citado em comunicado: “Confrontados com ameaças imensas às pessoas e ao planeta, precisamos de soluções ousadas e transformadoras, baseadas em provas e validadas pela ciência. Só com soluções inovadoras, mas escaláveis, poderemos garantir vidas saudáveis num planeta saudável. Ao dar destaque à investigação mais inovadora, estamos a ajudar os cientistas a trazer o seu trabalho para a cena internacional e a proporcionar o consenso científico necessário para orientar as nossas ações e políticas.”

Em resposta direta à necessidade urgente de um consenso científico global mais rápido, o prémio já envolveu mais de 10 000 investigadores ativos, 23 academias de ciências e mais de 600 universidades e instituições de investigação de topo de 62 países, com o objetivo de apresentar investigação transformadora e globalmente expansível de todo o mundo, centrada na possibilidade de vidas saudáveis num planeta saudável.

Como Campeões Nacionais, cada investigador terá a oportunidade de partilhar a sua investigação premiada através de conferências nacionais e internacionais para facilitar a mudança sistémica necessária para salvaguardar a saúde do nosso planeta. Isto é possível graças ao apoio dos parceiros estratégicos do Prémio, incluindo a Future Earth, o Potsdam Institute of Climate Research Impact, o International Science Council e o Instituto Villars.

A Cerimónia de Entrega do Prémio Frontiers Planet terá lugar a 17 de junho de 2025 no Simpósio Villars em Villar-sur-Ollon, Suíça. Organizado pelo Instituto Villars, o Simpósio reúne líderes de pensamento da política, da prática e da filantropia. Em consonância com o tema da cerimónia de entrega de prémios deste ano, “No place to hide” (Não há lugar para se esconder), cada Campeão apresentará a sua investigação e interagirá com figuras-chave da saúde planetária a nível académico, político, empresarial e de agências não-governamentais, todos eles com capacidade para moldar políticas e influenciar a sociedade civil.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...