DECO PROteste lança balcão único digital que quer revolucionar a renovação de casas em Portugal



Nos últimos anos, o aumento dos preços da energia afetou milhões de europeus, causando pobreza energética generalizada sem precedentes. Os consumidores necessitam urgentemente de apoio para melhorar a sua eficiência energética, assim como para tomar decisões informadas, aumentar o seu conhecimento sobre onde e como iniciar o processo de renovação das suas habitações e encontrar os profissionais certificados e de confiança.

Neste sentido, a DECO PROteste, em parceria com o Bureau Veritas, o INEGI, e a NOVA FCT, integrou o projeto europeu HORIS, onde desenvolveu uma plataforma em Portugal que funciona como um balcão único de aconselhamento energético, o ‘Renovar Casa’, que fornece aos consumidores tudo o que precisam de saber para iniciar a sua renovação e tomar decisões informadas.

Esta plataforma fornece conselhos técnicos, jurídicos e financeiros, e informações sobre medidas sustentáveis de reabilitação, como painéis solares, bombas de calor, janelas eficientes, entre outras. Apresenta também informações sobre medidas rápidas, isolamento e ventilação, eletricidade, climatização e água.

Adicionalmente, direciona os utilizadores para a ferramenta Assistente de Renovação, que é o primeiro passo para tornar a casa mais eficiente e confortável. Esta ferramenta fornece informação personalizada sobre apoios financeiros públicos e privados disponíveis para a renovação habitacional, bem como soluções específicas de eficiência energética e energias renováveis, após a resposta a algumas perguntas. Uma vez identificadas as medidas de melhoria, é disponibilizado um conjunto de profissionais qualificados e de confiança que o consumidor poderá contactar diretamente através da plataforma.

“Muitos cidadãos estão conscientes que a renovação das casas tem múltiplos benefícios, como a redução do consumo e dos custos de energia e a melhoria do conforto, mas muitos também não sabem por onde começar: que custos se deve antecipar? Que subsídios podem obter? Em que profissionais se deve confiar para as obras? É aqui que o Renovar Casa pode ser útil. Numa só ferramenta conseguem aceder a uma rede de profissionais certificados, têm já mapeados os aspetos legais e regulamentares da renovação habitacional e ainda apresenta soluções técnicas e medidas rápidas disponíveis.”, explica Mariana Ludovino, porta-voz da DECO PROteste.

Sobre o projeto HORIS

O projeto HORIS, financiado pelo programa LIFE da União Europeia, permitiu à DECO Proteste e às suas congéneres (OCU e Altroconsumo) associarem-se a outras entidades europeias – centros de investigação, universidades, entidades certificadoras e consultoras – para desenvolverem, numa colaboração única de dez organizações de quatro países (Portugal, Itália, Espanha e Países Baixos), três plataformas digitais – também designadas como balcões únicos de eficiência energética – que disponibilizam aos consumidores toda a informação necessária para iniciarem as suas renovações e tomarem decisões informadas. Adicionalmente, o HORIS criou uma rede de profissionais aprovados para ajudar os proprietários a realizar as melhorias necessárias.

As plataformas foram desenvolvidas no âmbito deste projeto, que ocorre há 18 meses, com o objetivo de apoiar os proprietários de diversos tipos de edifícios através da simplificação do processo de renovação habitacional, ajudando os consumidores a identificar as melhores soluções para as suas necessidades.

Esta plataforma gratuita baseia-se num modelo que opera há mais de 10 anos nos Países Baixos pela De Groen Grachten com benefícios diretos para as pessoas que vivem, trabalham e utilizam os edifícios: proporciona aos proprietários uma abordagem simplificada à renovação, uma rede de profissionais qualificados e verificados e muito mais.

O projeto HORIS permite ainda a partilha de oportunidades de financiamento e soluções regulamentares e técnicas com os diferentes tipos de edifícios e necessidades dos proprietários e desenvolvendo modelos padronizados de contratos de renovação habitacional.

A plataforma está disponível em: www.renovarcasa.pt.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...