Central solar na Covilhã produz energia para abastecer 60 mil habitações



A Central Solar da Boidobra, na Covilhã, foi ligada à rede elétrica nacional e tem capacidade para produzir anualmente cerca de 70 gigawats (GW), o equivalente ao consumo aproximado de 60 mil habitações.

A informação foi hoje adiantada à agência Lusa pela Prosolia Energy, produtor independente de energia com investimentos em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e México.

“Com uma capacidade instalada de 43 megawats (MW), a instalação encontra-se agora totalmente operacional, gerando cerca de 70 gigawats (GWh) de energia limpa por ano — o suficiente para abastecer cerca de 60 mil habitações”, transmitiu a empresa, em comunicado.

 Segundo a Prosolia Energy, a eletricidade produzida evita a emissão de até 61 mil toneladas anuais de dióxido de carbono (CO2).

De acordo com a empresa, a nova central solar permite à Prosolia Energy reforçar o compromisso “com a transição energética e a sustentabilidade ambiental”.

“A central combina estruturas fixas e seguidores solares de eixo único, que acompanham o movimento do sol ao longo do dia, aumentando a produção energética entre 15% a 20% face a sistemas de fixação convencionais”, explicou a empresa.

De acordo com a mesma nota, foi estabelecida uma parceria com pastores locais para permitir a pastorícia de ovelhas dentro dos limites da Central Solar da Boidobra, vila contígua à Covilhã, no distrito de Castelo Branco.

A medida pretende promover “uma gestão natural da vegetação, favorecendo a fertilização do solo e preservando a biodiversidade nativa”.

A Prosolia Energy acrescentou que a instalação foi criada com vedações de bases elevadas e malha larga junto ao solo, “permitindo a passagem segura de pequenos mamíferos, mantendo a conectividade ecológica e promovendo um ecossistema equilibrado”.

A empresa frisou que as instalações da Boidobra têm uma participação nos mercados de Reserva de Restabelecimento de Frequência Automática e Reserva Manual, “prestando serviços de flexibilidade essenciais para garantir a estabilidade da rede elétrica”.

“Esta participação reflete a visão estratégica da Prosolia Energy no reforço da segurança energética, em linha com a crescente necessidade de fontes de energia flexíveis e sustentáveis. Ao contribuir para a estabilidade da rede, reafirmamos o nosso compromisso com a segurança e fiabilidade do sistema elétrico nacional”, afirmou o gerente nacional da empresa, Pedro Pereira da Silva, citado no comunicado.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...