Aquapor inicia contrato com SMAS Maia para reduzir perdas de água



A Luságua, empresa do grupo Aquapor, dá início ao contrato com Remuneração por Performance com o SMAS Maia para a prestação de um conjunto de serviços, que têm como objetivo diminuir a percentagem de água potável que se desperdiça todos os dias na rede de abastecimento devido a perdas dispersas nos diferentes componentes do sistema de abastecimento, perdas originadas na submedição do consumo ou perdas geradas pela ocorrência de fraudes e consumo ilícito, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, os serviços visam diminuir de 18% para 14% as perdas de água num sistema de abastecimento que conta atualmente com 649 km de rede para servir mais de 67 mil clientes.

Com este propósito, vão ser implementadas ações que incluem a melhoria do sistema de telegestão, a execução de obras que permitam aumentar o grau de setorização da rede com novas zonas de medição e controlo e zonas de gestão de pressão, a pesquisa ativa de fugas e fraudes e a renovação do parque de contadores, o que permitirá garantir uma maior assertividade e celeridade nos ganhos de eficiência.

Este projeto integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento dos SMAS da Maia 2030, contribuirá decisivamente para que os SMAS da Maia atinjam o mérito de serviços de água de excelência, assegurando eficácia, eficiência e sustentabilidade.

O contrato, com a duração de três anos, tem como foco a promoção do aumento de eficiência traduzida na redução das perdas de água, razão pela qual parte da faturação está dependente do desempenho da Aquapor. Este modelo de contrato reflete o compromisso da Aquapor com a transição hídrica em Portugal, promovendo um modelo de gestão que valoriza a água enquanto recurso escasso.






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