NOVA IMS e Município de Oeiras lançam laboratório de inovação oceânica na Expo Osaka 2025



Com recurso aos mais recentes desenvolvimentos na área da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial, o NOVA Oeiras Ocean Analytics Lab coloca Portugal na vanguarda da analítica aplicada à Economia Azul e à sustentabilidade dos oceanos, contribuindo diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – Proteger a Vida Marinha.

O Pavilhão de Portugal na Expo Osaka 2025, que tem como lema “O Oceano como Diálogo Global”, será palco, este domingo, da apresentação oficial do NOVA Oeiras Ocean Analytics Lab, um laboratório de investigação e inovação que visa aplicar Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA) à gestão sustentável dos oceanos, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a iniciativa resulta de uma parceria entre a NOVA Information Management School (NOVA IMS) e o Município de Oeiras, no âmbito do programa Oeiras Mar 2030, e conta já com a adesão do Fórum Oceano, da Administração do Porto de Lisboa e da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, estando em curso o alargamento a outras entidades nacionais e internacionais.

Com sede na NOVA IMS – a única instituição de ensino superior em Portugal exclusivamente dedicada à Ciência de Dados e IA – que assegura a coordenação científica, o laboratório tem como missão desenvolver soluções tecnológicas avançadas para enfrentar desafios críticos no domínio marítimo, incluindo, nomeadamente:

  • Monitorização ambiental: conservação e saúde dos ecossistemas;
  • Gémeos digitais do oceano: modelação e simulação de cenários;
  • Análise preditiva de risco: segurança na navegação e nas praias;
  • Portos inteligentes: otimização logística e operacional;
  • Pesca sustentável: monitorização e gestão de recursos marinhos;
  • Combate a atividades ilegais: deteção e prevenção de crimes marítimos.

O laboratório pretende ainda fomentar a colaboração entre academia, administração e indústria, nomeadamente na formação de talento qualificado, aproximando a academia da indústria e promovendo a investigação aplicada capaz de gerar novos produtos e serviços com resultados concretos na economia azul.

“Assinar este protocolo em Osaka, no contexto de uma Expo dedicada à construção da sociedade do futuro, é profundamente simbólico: Portugal passa a contar com o seu primeiro laboratório de analítica de dados para os oceanos, unindo Ciência de Dados, IA e sustentabilidade oceânica. O NOVA Oeiras Ocean Analytics Lab nasce desta marca que nos caracteriza – transformar dados em conhecimento com impacto global e ao serviço de soluções concretas para os grandes desafios da atualidade” afirma Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS.

Para o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, esta iniciativa “é mais uma prova da estratégia que tem vindo a ser desenvolvida pelo Município para afirmar, cada vez mais, o território como um centro de inovação e excelência”.

“Tinha de ser um projeto com o carimbo Oeiras Valley porque é esse o nosso desígnio: estar à frente de grandes projetos tecnológicos, científicos, com inovação e sustentabilidade”, frisou o autarca.

Com esta iniciativa, Portugal reforça a sua posição na vanguarda da inovação oceânica, promovendo soluções sustentáveis com relevância global.

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...