A Montepino – sociedade de investimento imobiliário, especializada em imobiliário logístico e líder na Península Ibérica, promovida pela Valfondo Investment Management e pelo Bankinter Investment – alcançou a certificação LEED Platinum para o maior complexo logístico construído até à data em Portugal, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, localizado em Castanheira do Ribatejo e desenvolvido como um projeto chave-na-mão para a Leroy Merlin, o ativo torna-se o único com estas características no país a receber distinção internacional, que certifica o design e construção de acordo com os mais altos padrões de sustentabilidade e eficiência energética.
O complexo tem uma área bruta de 108.500 m² e representou um investimento superior a 120 milhões de euros. Está situado num dos terrenos mais extensos da Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo, num ponto estratégico considerado o “Km 0” da distribuição em Portugal pela sua ligação às autoestradas A1 e A10. Esta localização concentra mais de 68% do parque logístico da área metropolitana de Lisboa e mais de 80% do total nacional.
Sustentabilidade e inovação ao serviço da logística
O complexo foi projetado e desenhado para cumprir com os mais elevados padrões de sustentabilidade, o que permitiu obter a certificação LEED BD+C – Platinum. Entre as principais medidas destacam-se a instalação de painéis solares que asseguram até 66% do consumo energético anual, uma gestão da água pluvial que permite a sua retenção sem sobrecarregar os sistemas públicos de drenagem, e coberturas refletoras que minimizam o efeito de ilha de calor.
Além disso, graças à implementação dos mais elevados padrões de sustentabilidade e eficiência, o edifício consumirá menos 55,5% de água do que qualquer outro edifício comum e a poupança em custos energéticos rondará os 80%.
Um projeto integrado e preparado para o futuro
A plataforma também acolherá os novos escritórios da Montepino em Portugal, concebidos em estruturas de madeira e integrando o conceito de biofilia. São espaços energeticamente autossuficientes devido a um sistema fotovoltaico com baterias, e pensados para serem relocalizáveis, o que reforça o carácter sustentável e inovador do projeto.
“O desenvolvimento desta plataforma reforça a posição de liderança da Montepino no setor de imobiliário logístico na Península Ibérica, ao mesmo tempo que demonstra a capacidade internacional da Valfondo para promover projetos na vanguarda da sustentabilidade e em localizações privilegiadas e de elevado interesse para clientes e investidores”, destaca Ben Alogo, diretor de Desenvolvimento Internacional da Valfondo.
Com esta nova certificação, a Montepino reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e consolida a sua presença no mercado português, acrescentando mais um marco à sua trajetória como referência no desenvolvimento de infraestruturas logísticas de excelência.









