Projecto-piloto de compostagem doméstica chega a 11 mil habitantes



A EGF, sub-holding do grupo AdP (Águas de Portugal) para a área dos resíduos, está a alargar um projecto-piloto de compostagem doméstica a oito empresas gestoras de sistemas de tratamento de resíduos sólidos urbanos, as quais servem uma área com cerca de 11 mil habitantes em 97 municípios, representando 47% do território continental.

O projecto foi lançado inicialmente na região da Alta Estremadura e é agora estendido a outros sistemas, num compromisso da EGF para desviar os resíduos biodegradáveis de aterro.

O processo de compostagem doméstica consiste na reciclagem dos resíduos orgânicos, designadamente restos de comida e resíduos das hortas e jardins, transformando-os num composto rico em nutrientes e que pode ser utilizado como fertilizante natural em hortas e canteiros. Desta forma, ao mesmo tempo que se transforma o lixo em novos produtos, é também reduzido o volume de resíduos que seriam enviados para aterro.

O projecto-piloto de compostagem doméstica foi desenvolvido pela Valorlis, empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos na região da Alta Estremadura. Com início em 2007, o projecto abrange já 53 freguesias, com 8.370 compostores entregues e com resultados de 13.982 toneladas de resíduos orgânicos valorizados.

“Dado o sucesso do projecto, e considerando os objectivos de desvio de resíduos biodegradáveis de aterro, a EGF está a estender este projecto a outros sistemas multimunicipais de gestão de resíduos, os quais abrangem 47% da população do território nacional”, explica a EGF em comunicado. O projecto é financiado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em 75%.

Em cada sistema multimunicipal, e em parceria com as juntas de freguesia seleccionadas, serão distribuídos compostores domésticos a munícipes que reúnam as condições necessárias para a prática da compostagem doméstica, nomeadamente habitação com espaço exterior suficiente e agregados familiares com um número médio de três elementos. O processo de compostagem será devidamente explicado através de acções de sensibilização.

Numa primeira fase, o projecto irá abranger um universo de 11 mil habitantes, através da distribuição de 2.128 compostores e a realização de 130 acções de sensibilização. De acordo com a APA, em média, cada pessoa produz por ano cerca de 131 quilos de resíduos orgânicos, com um potencial de redução por via da compostagem doméstica de 23,5 quilos por habitante por ano.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...