Sintra associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
Sensibilizar a comunidade em geral para a importância da redução, reutilização e reciclagem dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) é o principal objetivo do programa do Município de Sintra para assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que este ano tem lugar de 22 a 30 de novembro, subordinado à temática dos REEE, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o programa contempla a realização de ações de sensibilização, junto aos ecocentros móveis que estão instalados na Portela de Sintra, no Museu da Água e Resíduos-MAR e no Largo da República (Agualva), assim como visitas ao Centro de Educação e Sensibilização Ambiental “Transformarium”, em Cabra Figa, para turmas Eco-Escolas.
Perante o exponencial crescimento da produção de REEE, que abrange uma grande panóplia de resíduos, como máquinas de lavar roupa e loiça, frigoríficos e televisores, mas também telemóveis, ferros de engomar, torradeiras, batedeiras e rádios, esta iniciativa de cariz europeu procura sensibilizar para o problema do descarte inadequado desta tipologia de resíduos, já que, segundo dados oficiais, apenas 40% de REEE são reciclados.
O encaminhamento destes resíduos para aterro é prejudicial, por conterem materiais perigosos, mas também recursos valiosos. A adequada recolha, tratamento e reciclagem são essenciais para minimizar riscos ambientais e de saúde pública, evitando a contaminação do solo e da água por metais pesados e por microplásticos, assim como economiza energia e recursos naturais.
Nas ações que decorrem na Portela de Sintra, no MAR e em Agualva, durante esta semana, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS Sintra) sensibilizam para a importância de encaminhar os REEE para reciclagem e, para o efeito, poderão ser utilizados os ecocentros móveis que permitem a deposição de resíduos de menor dimensão como telemóveis, ferros de engomar, torradeiras, batedeiras, rádios, mas também pilhas e baterias, lâmpadas (LED e fluorescentes) e toners e tinteiros.
Os resíduos volumosos, como frigoríficos, arcas congeladoras ou máquinas de lavar roupa ou loiça, podem ser descartados com recurso ao serviço porta-a-porta da Electrão-Associação de Gestão de Resíduos, mediante a parceria estabelecida com o município sintrense, através dos SMAS de Sintra.
Para usufruir deste serviço, o cidadão tem que efetuar o pedido diretamente à Junta de Freguesia/União de Freguesias ou SMAS de Sintra na respetiva área de território, conforme pode ser consultado em: https://www.smas-sintra.pt/residuos/rede-de-recolha-de-residuos-urbanos/eletrodomesticos-volumosos/.
Para solicitar esta recolha ao domicílio é necessário ter um eletrodoméstico volumoso para entrega. Adicionalmente, no momento da recolha, a equipa poderá levar pilhas, baterias usadas e pequenos equipamentos elétricos avariados ou fora de uso, normalmente esquecidos nas gavetas, como telemóveis ou lâmpadas.
O programa da SEPR contempla, ainda, visitas ao Centro de Educação e Sensibilização Ambiental “Transformarium”, localizado em Cabra Figa (Rio de Mouro), que resulta de uma parceria da Novo Verde e da ERP Portugal, respetivamente, entidades gestoras de resíduos de embalagens e de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos. Com recurso a tecnologia de ponta nas áreas da realidade aumentada e do vídeo mapping, este centro, destinado a crianças entre os 5 e os 12 anos, procura sensibilizar os mais pequenos para a correta separação dos resíduos.
A visita inclui, ainda, um percurso pelo centro de triagem de REEE que se situa paredes-meias com o equipamento. As visitas são efetuadas por turmas do Programa Eco-Escolas que participam no Projeto Geração Depositrão, uma iniciativa da ERP Portugal que visa sensibilizar para a importância do adequado encaminhamento dos REEE.
A sensibilização para esta temática, sob o lema “Liga o valor, desliga o resíduo”, tem lugar ainda no Museu da Água e Resíduos-MAR, na Ribeira de Sintra, com as visitas ao espaço museológico a proporcionarem a interação com vários módulos na área expositiva, como o Camião dos Resíduos, a par da dinamização do puzzle gigante sobre o Ciclo Urbano dos Resíduos.
No arranque da semana, no dia 22 de novembro, a problemática dos REEE também foi abordada durante o percurso pedestre integrado no Projeto “3 Temas, 3 Rotas”, desta vez entre o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas e a Aldeia de Broas, sensibilizando para o impacto ambiental do descarte destes resíduos em espaços naturais.