Municípios da Região de Coimbra lançam novo projeto “+Climagir” focado na floresta



A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra lançou hoje o projeto “+Climagir” para o ano letivo de 2025/2026, que engloba 68 medidas focadas na floresta em ações junto das escolas e nos municípios.

“O projeto regressa agora ao terreno com um novo tema central: a floresta, que é, sem dúvida, um dos recursos mais valiosos da Região de Coimbra, fonte de biodiversidade, garante de qualidade de vida, proteção dos solos, equilíbrio climático e, acima de tudo, de segurança”, afirmou hoje a presidente da CIM.

Falando na apresentação do projeto na Escola Básica n.º2 de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, Helena Teodósio salientou que o “+Climagir é um projeto que tem permitido aproximar as comunidades educativas dos grandes desafios que as alterações climáticas colocam ao território”.

Para a dirigente, que é também presidente da Câmara de Cantanhede, este projeto “é um exemplo claro de como a educação ambiental pode ser uma ferramenta poderosa para formar cidadãos mais conscientes, mais informados e mais comprometidos com o futuro”.

Na sua intervenção, a presidente da CIM da Região de Coimbra salientou que o objetivo é “mostrar aos mais jovens que proteger a floresta é proteger as pessoas e, como cada gesto, por mais pequeno que pareça, pode fazer a diferença na preservação deste património natural que é de todos”.

O projeto engloba 68 medidas, assentes em quatro pilares: ações nas escolas, de saúde pública, nos municípios e de promoção da floresta autóctone, que se vão desenvolver até junho de 2026, com base na estratégia definida no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

O primeiro projeto “+Climagir” decorreu entre 2018 e 2021, tendo abrangido cerca de 30 mil pessoas. Após um interregno, voltou no ano letivo anterior, com atividades em 25 escolas, envolvendo cerca de 1.900 alunos, embora no total das ações alcançasse um universo de 6.400 pessoas.

Depois da apresentação do projeto para o atual ano letivo, que esteve a cargo de José Lopes, chefe da unidade de proteção civil da CIM Região de Coimbra, decorreu uma aula aberta ministrada pelo académico Pedro Bingre do Amaral, presidente da Liga para a Proteção da Natureza.

O “+Climagir” integra-se numa estratégia mais ampla da CIM Região de Coimbra, que tem apostado de forma contínua em medidas de adaptação e mitigação das alterações climáticas, desde a promoção da floresta autóctone até à implementação de sistemas de proteção civil e reforço da rede meteorológica.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...