ICNF deve ser “otimizado” até final do verão



O funcionamento do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) deverá ser alterado e otimizado até ao fim do verão, disse hoje a ministra do Ambiente.

Maria da Graça Carvalho reuniu-se hoje com os dirigentes do ICNF, depois de já esta semana, na Assembleia da República, ter dito que era preciso fazer algumas mudanças na entidade.

Questionada pelos jornalistas antes do encontro, a ministra disse haver um consenso entre partidos, a sociedade e os investidores de que “o funcionamento do ICNF precisa de ser otimizado”.

Esse trabalho, reafirmou, incide na relação entre a direção nacional do ICNF e as estruturas regionais, na necessidade de o ICNF “ser mais local”, e de haver uma melhor coordenação entre as quatro instituições do Ministério, a Agência para a Energia, a Agência para o Clima, a Agência Portuguesa do Ambiente e o ICNF.

“Queremos ouvi-los, até criámos uma caixa de correio para sugestões, e vamos fazer um estudo exterior (…) que analise como funcionam” e que compare com o funcionamento de instituições europeias consideradas eficientes, disse Maria da Graça Carvalho.

Segundo a ministra esta mudança deve estar concluída até ao final do verão.

Na terça-feira, perante os deputados, a ministra já tinha dito que uma das preocupações em relação ao ICNF era o facto de não haver uma hierarquia entre a direção nacional e as direções regionais, pelo que pode haver “políticas diferentes por exemplo na avaliação ambiental, de região para região”.

“Gostava de ter outra solução”, para mais alinhamento entre as políticas nacionais, a direção do ICNF e as direções regionais, disse.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...