Fotógrafo retrata campos de futebol no deserto (com FOTOS)
Parece improvável que no meio do deserto, num ambiente tórrido, as pessoas se dediquem a jogar futebol – mas isso acontece. Dick Sweeney captou imagens de campos de futebol improvisados nos ambientes mais inóspitos que revelam o quanto os árabes apreciam este desporto.
O fotógrafo australiano passou seis anos a viajar na Península Arábica, dedicando o seu tempo a fotografar o deserto. Segundo ele, tentar retratar o calor através de uma imagem é um desafio – e tornou-se o seu.
Depressa criou um fascínio pelos campos de futebol que encontrava desterrados e viajou 10 mil quilómetros pelo território na ânsia de os fotografar. Caminhar e estabelecer contacto com as pessoas para quem o deserto é sinónimo de lar tornou-se na prática recorrente do fotógrafo durante todos esses anos.
“Embora as imagens fossem muito escassas e extremas na sua localização, senti uma grande paixão pelas pessoas que marcavam estes humildes campos de futebol e jogavam em locais tão inóspitos”, relatou o fotógrafo.
A representação que Sweeney criava através da lente é curiosa: “Comecei a perceber que as imagens, por si só, eram um retrato das pessoas que ali jogavam futebol”. Perante um campo vazio, tornou-se então capaz de visualizar pessoas onde elas não estavam – forma de contar histórias que considera “subtil” e “intrigante” e que quer partilhar com o resto do mundo.
Segundo o Green Prophet, neste momento Sweeney prepara-se para publicar em livro um conjunto dessas imagens. Quanto ao tempo que investiu a explorar o deserto árido, é assertivo: “Eu nunca me sinto a perder quando confrontado com a natureza imponente do meio ambiente”.
São 26 fotos de cortar a respiração. Ora veja.