Espanha: uma auto-estrada fantasma de €70 milhões (com FOTOS)
Os únicos sinais de vida nesta estrada deserta espanhola são um ocasional ciclista solitário e uma matilha de cães vadios. A MP-203, em Madrid, permanece inacabada há seis anos – apesar do investimento inicial de €70 milhões, feito antes da recessão que assola o país, entre 2005 e 2007.
As imagens mostram de que forma o projecto – destinado a aliviar o congestionamento da auto-estrada A-2 para Barcelona – caiu no esquecimento. Actualmente, serve de percurso unicamente a cães, cabras e ovelhas – a um ou outro ciclista também, com alguma sorte.
As ervas daninhas tomam conta do percurso, hoje ao abandono, uma vez que a zona euro atravessa um dos períodos mais conturbados de sempre. Os trabalhadores da obra pararam a actividade há seis anos, quando os 12,5 Km de estrada estavam 70% concluídos.
Os números mostram que a actividade económica em toda a zona euro continua a cair, pelo sexto trimestre consecutivo – período mais longo do que a trágica queda sentida durante a crise financeira de 2008 e 2009.
Segundo o Eurostat, nove dos 17 países da zona euro estão em recessão, com França a ser um novo elemento da lista. A taxa de desemprego está num valor recorde de 12,1% – só na Grécia atinge os 27,2%.