Metro do Dubai: mudar mentalidades no deserto



A superstição – ou o marketing – têm destas coisas. O metro do Dubai começou a ser construído a 5 de Maio de 2005 (5/5/5) e foi inaugurado três anos e quatro meses depois, a 9 de Setembro de 2009 (9/9/9).

Brincadeiras à parte, o metro do Dubai é uma espantosa viagem ao século XXII dos transportes públicos, que alia uma tecnologia futurista  e o conforto dos passageiros a uma simplicidade de utilização.

Totalmente autonomizado, o metro demorou apenas quatro anos a ser construído e tem actualmente quase 30 estações. No futuro próximo serão abertas mais 18 estações, estando já três outras linhas propostas para construção a curto e médio prazo.

Nos primeiros dois meses de utilização, o metro conseguiu “agarrar” três milhões de passageiros, um número que corresponde a cerca de 55 mil viagens por dia.

Esta infra-estrutura de mobilidade sustentável veio mudar o dia-a-dia dos habitantes do Dubai, um emirado pouco habituado aos transportes públicos. Segundo os responsáveis do metro, o tempo de espera máximo são três minutos e meio. Nada mau.

O metro é conhecido pela sua extrema limpeza – milhares de trabalhadores asseguram-na diariamente – pela Internet wi-fi disponível em todas as estações e dentro dos comboios e pelo “simpático” preço dos bilhetes, que variam entre os 35 cêntimos e os 1,30 euros.

Como não poderia deixar de ser, a sustentabilidade é um ponto central da infra-estrutura, cuja racionalização e optimização a torna-a muito mais leve que um metro convencional.

Foram utilizados vidros de alta performance – com uma orientação optimizada – para controlar e deixar entrar a luz do dia no interior das estações, mas também para evitar transformar as estações numa espécie de sauna. A luz natural está presente em grande parte das estações, o que por si diminui bastante a utilização de energia.

Foi também utilizado revestimento altamente isolado – além até das exigências estipuladas pelas autoridades – para baixar a utilização da energia.

Paralelamente, e sempre que possível, as equipas de construção procuraram produtos existentes no Médio Oriente – por exemplo vidros e cerâmica – para reduzir as emissões de CO2 do projecto global.

Quer conhecer melhor o metro do Dubai? Então viaje nele através deste simulador 3D.





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