Alpinista austríaco escala cascata de gelo de 150 metros… à noite (com FOTOS)
Para Alex Luger, um alpinista austríaco de 25 anos, escalar uma cascata de gelo com 150 metros não era suficientemente complicado. Para dar um pouco mais de emoção ao projecto, Luger escalou este impressionante local, na Suíça, à noite, como pode ver pelas fotografias que publicamos abaixo.
Esta cascata inclinada – Bruckenfall – encontrava-se gelada devido aos -18ºC de temperatura ambiente, mas Luger conseguiu subi-la com apenas um par de piolets.
E é o próprio que confirma a complexidade da aventura: “Escalar gelo pode ser perigoso, há muitos pormenores que o tornam mais perigoso que escalar rocha”, explica Luger, que começou a escalar aos 11 anos.
“Os meus pais escalavam, por isso é uma espécie de hobby desde uma idade precoce. Escalo desde os 11 anos e comecei a escalar gelo aos 14 anos. Estou viciado desde então”, continuou.
Segundo Luger, a escalada de gelo obriga a estar sempre a confirmar as temperaturas antes de começar a epopeia e ver se o gelo está suficientemente forte para segurar o peso do nosso corpo. “Caso contrário podemos cair, e cair não é exactamente uma opção”.
Se estiver demasiado frio, o gelo pode estalar. Se estiver demasiado quente, ele desfaz-se. “Temos de ter uma grande experiência a escalar gelo, é muito perigoso fazê-lo. O gelo pode estar frágil, como vidro, e quebrar-se. E o gelo pode ser muito afiado”, continuou.
Para além de protecção – capacete e botas para gelo – o mais importante é garantir o controlo da subida.
Esta escalada, em particular, foi acompanhada por Christian Koll e por Ray Demski, que filmou e fotografou.
“Fotografar à noite possibilitou se um olhar diferente do que vemos em fotos de escalada em gelo. Também me permitiu iluminar todo o gelo e controlar completamente a luz”, explicou Demski.
Veja a reportagem fotográfica desta escalada – e aprecie todos os pormenores de Bruckenfall.