Amb3E antecipa directiva europeia e avança para standards de recolha de aparelhos electrónicos



A Amb3E está a implementar standards europeus em Portugal, no sentido de antecipar as metas e obrigações definidas pela nova directiva europeia, cuja transposição para a lei nacional deverá acontecer no início do próximo ano.

A associação é um dos membros fundadores da Weeelabex, uma entidade internacional sem fins lucrativos criada em 2011 e que promove e audita a adopção de standards europeus enquanto forma de melhorar as práticas de gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) nos países membros.

O projeto Weeelabex teve como resultado a criação de standards europeus para a recolha, triagem, armazenamento, transporte, tratamento e reciclagem de todos os tipos de REEE. Por outro lado, levou também à conceção de um conjunto de regras, procedimentos e relatórios para uma uniformização e maior transparência do desempenho ambiental de cada unidade de tratamento.

Estes standards são uma forma de responder e antecipar as normas que serão impostas pela directiva europeia, que deverá ser transposta para a lei portuguesa até 14 de Fevereiro de 2014. Esta directiva prevê a standardização de processos e o desenvolvimento de critérios para o tratamento de REEE, de forma a que estes reflitam o estado do sector.

“Estamos a trabalhar no sentido de implementar nos nossos parceiros os standards impostos pela nova directiva, mesmo antes de estes serem transpostos para a lei portuguesa. Queremos aumentar a transparência do desempenho ambiental das empresas e facilitar o trabalho de inspecção. Nos seus seis anos de actividade, a Amb3E já tratou mais de duzentas mil toneladas de REEE, sendo que em média a percentagem de resíduos considerados perigosos foi superior a 30% do total”, explicou em comunicado Jorge Vicente, director-geral da Amb3E.

Recorde-se que directiva europeia dos REEE impõe novos limites mínimos de recolha deste fluxo de resíduos. A partir de 2016, cada Estado-Membro tem que recolher, obrigatoriamente, 45 toneladas de REEE por cada 100 toneladas de EEE colocadas no mercado, nos três anos anteriores. A directiva anterior, de 2003, estabelecia, como referência, uma recolha de quatro quilogramas de REEE por habitante. As metas serão progressivamente mais exigentes e diferenciadas segundo a classificação dos resíduos.

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...