Dia Mundial do Ambiente: 100 restaurantes de Nova Iorque vão gastar menos comida



Hoje é Dia Mundial do Ambiente e, um pouco por todo o lado, cidadãos e empresas estão a celebrar a data com um conjunto de acções concretas e futuras, que se esperam duradouras e não sazonais.

De Nova Iorque chega-nos uma das notícias mais interessantes do dia – para nós, que acreditamos que o combate ao desperdício de alimentos é um dos grandes desafios da humanidade para os próximos anos.

Assim, restaurantes caros, finos, menos finos e baratos de Nova Iorque acabaram de se comprometer a cortar a quantidade de alimentos que enviam para os aterros em metade, através da reciclagem e compostagem.

Segundo o mayor nova-iorquino, Mike Bloomberg, os restaurantes vão participar no primeiro Festival de Desperdício de Alimentos, um nome sarcástico e que pretende retirar 75% de resíduos sólidos das lixeiras da cidade até 2030.

Por outro lado, reduzir a quantidade de desperdício alimentar que acaba nas lixeiras, por outro lado, acaba por levar à redução das emissões de CO2, o que dá um outro estímulo à iniciativa.

Segundo Bloomberg, o desperdício alimentar é responsável por um terço dos mais de 20 mil toneladas de lixo diário da cidade, sendo que os restaurantes são responsáveis por 70% de todo o desperdício alimentar comercial.

Para activar esta iniciativa, será a própria cidade a providenciar os recursos para que os restaurantes aprendam técnicas de compostagem. Depois, eles compararão os resultados com as actuais taxas de compostagem e reciclagem – que deverão ser quase nulas, refira-se. Com esta informação em mãos, eles poderão também reduzir a comida que confeccionam diariamente e, assim, reduzir efectivamente o desperdício alimentar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...