EUA: lampreia invasora suga os fluídos corporais de outros peixes



As autoridades da vida selvagem dos Estados Unidos vão inserir pesticidas tóxicos num riacho próximo do Lago Michigan, na tentativa de matar uma espécie invasora de “peixe vampiro” que suga o sangue de outros animais.

Os peixes atingem entre os 60 a 90 centímetros de comprimento e assemelham-se a enguias, apesar de se comportarem mais como sanguessugas. Com bocas em forma de disco e dentes afiados, eles agarram os outros peixes e sugam-lhes o sangue e outros fluídos corporais, enfraquecendo fortemente ou mesmo matando as vítimas.

Embora sejam nativos do Atlântico, eles podem viver em água doce e migraram para a região dos Grandes Lagos da América do Norte através de canais de navegação. No final da década de 1940, estes invasores dizimaram as populações de truta, peixe branco e outras espécies dos lagos.

A luta contra a lampreia custou mais de €308 milhões (R$ 843 milhões), ao longo de cinco décadas. A população caiu em cerca de 90% desde que os investigadores aperfeiçoaram a forma de a matar só a ela, no final de 1950, sem prejudicar outras espécies.

O Fish and Wildlife Service vai usar um tratamento pesticida venenoso na corrente do Mitchell Creek, que alimenta o Lago Michigan. Os tratamentos têm uma taxa de sucesso entre 95% e 99% e são realizados a cada três a cinco anos.

Esta solução tem ajudado a controlar as populações do parasita nos lagos e a assegurar a subsistência dos peixes nativos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...