São Paulo: projecto espalha estantes com livros em paragens de autocarro
As estudantes universitárias Helena Aranha e Helena Nabuco lançaram há dias o projecto Parado do Livro, através do qual os utilizadores de transportes públicos de São Paulo podem pegar no seu livro emprestado, em dez paragens de autocarro desta cidade, e dedicar uns momentos à leitura.
O projecto foi financiado graças ao crowdfunding – R$5.700 (€1.990) – e deverá arrancar nos próximos dias. Esta informação foi veiculada, porém, antes das maiores manifestações dos últimos anos no Brasil, pelo que é provável que o projecto fique uns tempos em stand-by. Curiosamente, um dos motivos para o início destas manifestações foi mesmo o aumento do preço dos transportes públicos.
As obras ficarão em estantes e serão doadas pelas responsáveis pela ideia, casas de cultura, organizações ou cidadãos anónimos. Há sempre a possibilidade de algumas obras não serem devolvida, mas as duas Helenas esperam que haja bom senso por parte dos cidadãos de São Paulo.
A ideia quer incentivar a leitura no Brasil. Segundo as universitárias, 75% da população deste país nunca entrou numa biblioteca, sendo que quem já foi apresentado à leitura consome apenas quatro livros por ano – e só dois destes até ao fim. É isto que diz a estatística do Instituto Pró-Livro.
Paralelamente, cada paulistano gasta, em média, 2h30 por dia nos transportes públicos. Porque não, então, unir o útil ao agradável? Ficamos à espera da implementação desta ideia no mercado português.