Vila Nova de Santo André recebe primeiro elevador movido 100% a energia solar do mundo
A Otis Portugal colocou ontem em funcionamento em Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, o primeiro elevador do mundo capaz de funcionar unicamente com energia solar. O elevador, denominado Gen2 Switch, está equipado com painéis fotovoltaicos.
O elevador funciona com uma corrente monofásica de 220V e está equipado com uma drive regenerativa ReGen, que transforma em energia eléctrica o movimento do próprio elevador. Isto faz com que o Gen2 seja “extraordinariamente eficiente”, de acordo com a Otis, com uma poupança energética na ordem dos 82%, comparado com equipamentos com as mesmas características.
Para se ter uma ideia da eficiência energética do infra-estrutura, este elevador consome menos energia do que um secador de cabelo.
“Como é evidente, sempre foi possível reconverter um elevador ou qualquer outro tipo de equipamento para funcionar a energia solar. O que torna esta situação atractiva são as características que o equipamento tem de raiz. Não faria o mínimo de sentido alimentar a energia solar um elevador que consumisse um disparate de energia”, explicou ao Green Savers Jorge Gonçalves, responsável pela comunicação da Otis Portugal.
O elevador solar já tem, de raiz, as baterias necessárias para a operação, o que torna “ainda mais atractivo” o seu funcionamento a energia solar.
Em Vila Nova de Santo André, o elevador foi instalado num edifício com mais de 30 anos, onde nunca tinha existido um elevador. À partida, esta seria uma tarefa difícil. No entanto, o facto de o Gen2 Switch não necessitar de corrente trifásica e ter uma interacção mínima com a estrutura do edifício – nem casa da máquina – torna fácil a instalação.
“O facto de esta unidade ser única no mundo enche-nos de orgulho. Mas o que nos enche de satisfação foi ver, em primeira mão, o que a vida destas pessoas vai mudar com a instalação deste elevador. O aumento do conforto e qualidade de vida dos moradores deste edifício vcai ser significativo”, continuou Jorge Gonçalves.
Fundada há 160 anos, a Otis emprega 61 mil funcionários e está presente em mais de 200 países. Mantém mais de 1,8 milhões de elevadores e escadas rolantes em todo o mundo.
Foto: Sob licença Creative Commons