Capacete inovador pode revolucionar o ciclismo em São Francisco



São Francisco, nos Estados Unidos, pretende aumentar o número de viagens de bicicleta para 20% de todo o trânsito da cidade até 2020. Mas melhorar a segurança dos ciclistas, a par dessa ambição, é uma preocupação primordial. Foi por isso que um grupo de estudantes do College of the Art, na Califórnia, em parceria com a Intel, criou uma solução de segurança inovadora.

Em vez de se debruçarem na construção de ciclovias, os jovens optarem por desenvolver um capacete transmissor de feedback que alerta os ciclistas das ameaças na estrada. O Look System sente quando um carro ou outro grande objecto se aproxima e vibra na direcção geral desse obstáculo, permitindo perceber de onde vem o perigo.

O capacete armazena todos os dados registados ao longo dos percursos, de modo a poder mostrar aos futuros urbanistas quais os pontos que representam maior perigo para quem anda de bicicleta na cidade.

A equipa já elaborou um protótipo do capacete, apesar de este ainda ser bastante rudimentar. De acordo com o Huffington Post, os testes de estrada têm mostrado que as vibrações não são particularmente perturbadoras para os ciclistas em movimento.

O Google dispõe de uma tecnologia de sensores de reconhecimento de objectos semelhante a esta nos seus carros de condução automática. Acontece que o equipamento ocupa muito espaço no automóvel e requer uma grande antena no telhado – dois luxos espaçosos que um capacete não pode suportar.

A criação é ousada, mas os primeiros passos já antecipam um enorme sucesso.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...