Como o aeroporto de Londres vai ser uma referência ambiental
Está a ser levado a cabo um ensaio com vista ao incentivo de uma maior reciclagem dos resíduos no aeroporto de Heathrow, em Londres. O projecto-piloto pode tornar-se fundamental para transformar a forma como o sector da aviação trata o lixo em todo o mundo.
A Closed Loop Environmental Solutions (CLES) uniu-se ao Heathrow Airport Limited (HAL) – o terceiro aeroporto mais movimentado do mundo – para realizar aquela que se acredita ser a primeira auditoria de lixo nos terminais 1, 3 e 4.
A CLES, que criou um pequeno espaço de reciclagem perto do terminal 4, em Fevereiro, realizou uma série de ensaios que terminaram em meados de Junho, com a sua unidade de separação portátil, com vista à análise de mais de 100 toneladas de resíduos.
As marcas da análise de resíduos representam um passo importante para o HAL, actualmente responsável pela recolha de um quarto (26 mil toneladas) dos resíduos gerados em Heathrow anualmente.
Um dos principais objectivos do teste é ver como o aumento dos níveis de reciclagem no aeroporto pode ajudar o HAL a cumprir a sua meta de reciclagem de 70% e de zero resíduos não tratados para aterros até 2020.
Segundo Mark Robertson, responsável por resíduos e meio ambiente do HAL, a taxa de reciclagem do aeroporto é de 29% – valor baixo, devido ao lixo das aeronaves, lixo de voo, que actualmente tem de ser incinerado, de acordo com as regulamentações da União Europeia.
Robertson disse que os primeiros resultados da análise de resíduos revelaram que o aeroporto poderia, na teoria, reciclar mais de 50% dos seus materiais recolhidos – maioritariamente plástico, papel, latas e cartão.
Resta agora saber de que forma se pode recuperar esses materiais, de modo a conseguir maximizar a sua receita no mercado. O HAL está ainda a trabalhar com a International Air Transport Association, órgão que regula o transporte aéreo internacional, para perceber como se poderia tornar possível reciclar o lixo dos aviões no aeroporto.