Onda de calor que assou a China foi visível do espaço (com FOTOS)



A China é um país de grandes contrastes, como se sabe, por isso há coisas que lá se passam que são, inclusive, visíveis do espaço. É o caso da onda de calor que, nas últimas semanas, fustigou diversas áreas urbanas – Xangai bateu três recordes de temperatura em menos de um mês.

De acordo com algumas imagens divulgadas pela NASA, a temperatura subiu sobretudo nas áreas urbanas, onde não há plantas e árvores para refrescar o chão com sombra ou evapotranspiração.

As imagens foram recolhidas por dois satélites diferentes, por sensores infravermelhos, a 13 de Agosto de 2013. Nelas pode ver-se, muito bem, o efeito de calor urbano de Xangai – nos mapas, as superfícies mais quentes são amareladas, enquanto as mais frias estão a rosa.

Outras imagens mostram as anomalias de temperatura em todo o País entre 5 e 12 de Agosto, observadas pela MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer. As áreas vermelhas são mais quentes do que a média de longo prazo para a semana, enquanto as temperaturas mais frias do que a média estão retratadas a azul.

Nesta onda de calor, 19 províncias chinesas registaram temperaturas acima do normal – mais de 40ºC.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...