Peixe-remo de 5,5 metros encontrado na Califórnia (com FOTO)
A instrutora de ciência marinha Jasmine Santana mergulhava na costa do sul da Califórnia quando viu um peixe gigante no fundo do mar. Curiosa, a investigadora agarrou o animal pela cauda e arrastou-o para a praia. Só mais tarde, quando os colegas do Instituto Marinho da Ilha de Catalina examinaram o espécime morto, praticamente intacto, se percebeu que Jasmine tinha encontrado um peixe-remo, com 5,5 metros de comprimento.
O animal é uma descoberta significativa para qualquer cientista marinho, mas os investigadores do instituto destacam-no como a “descoberta de uma vida”, relata o Huffington Post. A dimensão do animal era tal que foram necessárias 15 pessoas para ajudar a instrutora a transportá-lo para terra.
Os peixes-remo raramente são vistos, pois vivem em águas muito profundas, subindo à superfície apenas após a morte. Os cientistas acreditam que o espécime de Catalina terá morrido recentemente de causas naturais. Biólogos da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, vão testar amostras de tecido do peixe, de modo a confirmar os resultados iniciais.
Em Agosto, um peixe semelhante a este deu à costa em Villaricos, Espanha. Embora os moradores locais tenham ficado perplexos com a aparência da criatura, os especialistas especularam se não se trataria do cadáver de um peixe-remo.