Autocarro vai ensinar jovens de Lisboa e Porto a utilizar a tecnologia de forma segura
A empresa de tecnologias de informação e comunicação (TIC) Huawei vai levar um smartbus (autocarro inteligente) a várias escolas das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, uma iniciativa educacional que tem como objectivo a difusão, entre os mais novos, da necessidade de utilizar tecnologias de informação de forma responsável e segura.
O Smartbus Educar as Gerações do Futuro está totalmente equipado com a mais recente tecnologia e visa interligar a educação escolar e as novas tecnologias, a fim de promover o seu uso seguro e responsável para os jovens entre os 11 e 13 anos, idade média do primeiro acesso às novas tecnologias.
Através deste projecto, que percorrerá várias escolas das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto durante um mês a partir do dia 20 de Novembro, a Huawei pretende contribuir para a educação dos jovens, transmitindo os benefícios das novas tecnologias e alertando e educando para os perigos que o seu uso indevido pode acarretar.
Promover a tecnologia segura em aulas de 50 minutos
No interior do Smartbus Huawei serão realizadas aulas de cerca de 50 minutos, a um grupo de até 24 jovens por sessão. Esta aula será realizada através do uso de recursos audiovisuais interactivos tais como vídeos e aplicações multimédia, incluindo a interacção por toque e jogos interactivos desenvolvidos especialmente para este projecto – muitos deles demonstram como devem os jovens abordar os riscos da Internet, redes sociais e utilização do e-mail.
“A responsabilidade social corporativa é uma área extremamente importante da actuação da nossa empresa e, nesse sentido, estamos orgulhosos da contribuição deste projecto para a formação dos nossos jovens, futuros cidadãos na sociedade da informação. Este é para nós um projecto que materializa a nossa identidade, aliando o carácter extremamente inovador da nossa empresa com a contribuição para a melhoria da educação em matéria de novas tecnologias”, frisou em comunicado o director-geral da Huawei Portugal, Pedro Ferreira.
Em Portugal desde 2004, a Huawei tem 100 funcionários nos seus escritórios em Lisboa, para além de uma rede de parceiros nacionais que permite a criação de cerca de 200 postos de emprego indirectos. A empresa já realizou, em Portugal, um investimento acumulado de cerca de €50 milhões