Sistema de partilha de bicicletas de Londres está em crise



Lançadas no Verão de 2010, as Boris Bikes foram recebidas com grande entusiasmo por parte dos londrinos. Os veículos de duas rodas, que fazem parte do sistema de partilha de bicicleta de Londres, deveriam iniciar uma nova fase de mobilidade sustentável na Grande Londres, deixando cada vez mais os carros para segundo lugar e intercalando, na sua importância, com os transportes públicos.

Em Novembro de 2012, cerca de 726.893 viagens foram feitas pelas Boris Bikes – assim chamadas devido ao seu grande impulsionador, o mayor londrino Boris Johnson. No mês passado, porém, este número caiu para os 514.146 – quase um terço.

Para piorar a situação, a Transport for London, entidade que gere os transportes da capital inglesa, anunciou que o Barclays, principal patrocinador, vai deixar de financiar este sistema em 2015. Paralelamente, a recente vaga de atropelamentos mortais de ciclistas está a deixar preocupada as autoridades locais.

Segundo o Grist, a crise das Boris Bikes pode ser resumida a três factores: custo, perigo e manutenção. Em Janeiro de 2013, os preços por hora duplicaram, dos €1,2 para €2,4 (R$ 3,8 par R$ 7,6). “Embora os preços antigos fossem uma ninharia, os novos estão muito perto do custo dos transportes públicos, e muitos começaram a pensar se vale a pena procurar uma bicicleta e ficar suado a pedalar”, explica o Grist.

Depois há o factor segurança. Pedalar em Londres, como temos vindo a referir no último ano, é cada vez mais perigoso.

Finalmente, é complicado encontrar uma estação com o número certo de bicicletas. Normalmente, ou estão vazias – e é impossível levantar uma bicicleta – ou completamente cheias – e é impossível entregá-la. Ou seja, as Boris Bikes têm um problema sério de logística e distribuição.

O sistema é também demasiado caro. Com apenas 4.000 bicicletas, ele custará aos contribuintes da cidade, em média, cerca de €1.670/ano por bicicleta (R$ 5.320). Por outro lado, o Barclays apenas terá investido cerca metade dos €60 milhões (R$ 190 milhões) prometidos.

Na próxima Primavera, o sistema será reforçado com 2.000 bicicletas e expandirá as estações de recolha para o sudoeste de Londres. “Apesar de a ideia ser do predecessor, o sistema de partilha de bicicletas está demasiado associado a Boris Johnson para ele o deixar cair sem luta”, explica o Grist.

Foto:  [Duncan] / Creative Commons





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