Inglaterra: veículos dos ministros fizeram 526 viagens sem os governantes

Em 2013, os carros atribuídos aos ministros ingleses fizeram 526 viagens sem os governantes – apenas para irem buscar pastas e documentos considerados secretos. Segundo o Department for Transport, o vice-primeiro-ministro, Nicky Clegg, lidera a lista de viagens sem ministro – 52 num único ano, ou seja, uma por semana.
O governo inglês disponibiliza cerca de 80 carros aos seus ministros, mas estes podem ser chamadas, unicamente, para irem buscar pastas ou documentos secretos. Estes 80 carros custam cerca de €4,8 milhões (R$ 15,5 milhões) aos contribuintes ingleses, mas muitas das viagens poderiam ser evitadas.
Segundo a imprensa inglesa, muitos dos ministros argumentam, em privado, que a razão para tantas viagens “fantasma” prende-se com o facto de estes utilizarem transportes públicos e, por razões de segurança, não poderem levar documentos secretos.
O próprio primeiro-ministro, David Cameron, ter-se-á esquecido de uma mala vermelha numa viagem de comboio, em Setembro último – uma situação a evitar.
“[Este serviço] é usado para transportar documentos secretos, que devem ser usados com a maior da segurança. [Este tipo transporte] é apenas feito quando absolutamente necessário e os custos são, sempre que possível, mínimos”, justificou o gabinete inglês.
Foto: Ben Sutherland / Creative Commons