Cães pretos são os últimos a serem adoptados nos abrigos para animais
Os cães pretos não são tão frequentemente adoptados como os cães com pêlo de outras cores e, normalmente, são os últimos a serem escolhidos entre os animais que estão em abrigos para adopção. Apesar de não haver dados oficiais, as instituições que acolhem os animais reparam que os de pelagem preta são os últimos a serem adoptados.
A principal razão para o fenómeno ocorrer prende-se com alguns preconceitos em relação aos cães com pêlo preto. Frequentemente as pessoas associam estes cães a animais maus e potencialmente violentos. Os cães pretos são também frequentemente retratados na televisão e no cinema como animais agressivos, o que contribui para o estigma.
Os preconceitos em relação a estes animais já têm nome – Síndrome do Cão Preto. O facto de os animais de outras cores serem preteridos em relação aos cães pretos faz com que estes animais tenham taxas de eutanização muito superiores em relação a outros.
De acordo com o folclore popular, os cães pretos estão associados à morte e a superstições, tal como os gatos pretos. Muitas pessoas consideram mesmo que ter um cão preto traz má sorte.
Porém, os donos destes animais afirmam que são meigos e adoráveis, mas também reconhecem que não são bem-vistos.
Foto: michimaya / Creative Commons