Brasil: como funcionários do terminal rodoviário de Brasília plantaram uma horta empresarial
Há projectos que, de tão simples e bem sucedidos que são, ultrapassam as fronteiras do seu bairro, cidade ou até país, sendo partilhados por todo o mundo e influenciando milhares de pessoas. É o caso deste projecto desenvolvido por funcionários do Terminal Rodoviário do Distrito Federal de Brasília, no Brasil: uma horta empresarial.
Como explica o site brasileiro Planeta Sustentável, a alimentação ganhou um novo sabor quando o jardineiro Adailton Nunes da Silva resolveu fazer um canteiro de adubo orgânico com os restos das podas das áreas. Nesse local, uma pequena plantação de 40 metros quadrados, passaram a crescer alfaces, tomates, brócolos, couves, coentros, limão e maracujás.
Nos últimos sete meses, como resultado da iniciativa individual, os funcionários deixaram de trazer salada na sua marmita diária. Todos estes alimentos são cedidos pela empresa. “Muita gente traz marmita para comer aqui, mas a salada nunca ficava fresca por muito tempo. Agora, as folhas saem da plantação directamente para a mesa”, explicou Adailton Nunes da Silva.
Segundo o jardineiro, a própria gestora do espaço, Vera Suhett, aderiu ao projecto. E muitos dos trabalhadores passaram a cultivar pequenas hortas na sua casa. “Eles trazem sementes para ser plantadas e, frequentemente, levam algumas mudas para criarem as próprias hortas”, concluiu o jardineiro.