O teste de 30 segundos que pode indicar se a sua bebida contém droga das violações



Investigadores de Singapura produziram um teste instantâneo que permite detectar a popular “droga das violações” quando adicionada a bebidas. O teste possui um sensor fluorescente que altera a cor das bebidas em cerca de 30 segundos, indicando se a Gamma-Hydroxybutyric (GHB), também conhecida como ecstasy líquido, foi adicionada à bebida.

Os actuais testes que permitem detectar a presença da GHB não são cómodos de transportar e este novo teste pode vir a revolucionar o combate a esta substância. A equipa de investigadores listou 17 componentes florescentes, que testou posteriormente com uma ampla gama de concentrações de GHB diferentes.

Para bebidas translúcidas ou de cores leves, como a água, vodka, gin, a alteração da cor pode ser facilmente detectada, mas para bebidas escuras, como o whiskey ou a coca-cola, é necessário luz adicional para se perceber melhor a mudança de cor. Agora, a equipa de investigadores espera desenvolver um kit simples que permita a comercialização da tecnologia.

A “droga da violação”

A GHB era utilizada como um depressor do sistema nervoso central utilizado para tratar distúrbios do sono, redução de gordura e promover o desenvolvimento muscular, até a sua venda como ser proibida pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos.

Esta substância não possui cor nem odor, o que a torna indetectável quando adicionada a bebidas. Uma pequena quantidade desta droga – entre duas a quatro gramas – é o suficiente para pôr uma pessoa a dormir profundamente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...