Governo alemão quer mais bicicletas de carga



Desde o aumento considerável na capacidade instalada de energia solar a um esquema extremamente organizado de car-sharing, a Alemanha tem em marcha um plano ambicioso para construir um futuro com menos dióxido de carbono.

Incluído no plano de sustentabilidade está o investimento nas bicicletas – que é encarado de forma séria. Além de investir €80 milhões anuais em infra-estruturas de ciclismo, o Governo de Angela Merkel quer fazer renascer as bicicletas de carga.

Recentemente, a porta-voz do Ministério dos Transportes, Brigitta Worringen, afirmou que três quartos de todas as viagens feitas na Alemanha correspondem a percursos inferiores a 10 quilómetros e que as bicicletas de carga podem entregar todo o tipo de encomendas. “É um bom meio de transporte que não faz barulho nem polui”, afirmou a porta-voz, cita o Tree Hugger.

Para promover o uso da bicicleta de carga, o Governo apoiou uma conferência em Hamburgo, no último ano, utilizando este tipo de bicicleta para transporte de catering e publicitação do evento.

Porém, o objectivo do Governo germânico não é apenas uma agenda de nicho para satisfazer os eleitores verdes. Até empresas privadas começaram a utilizar já as bicicletas de carga para a entrega de pequenas encomendas. A UPS, por exemplo, entrega encomendas leves e de volume média a reduzido com bicicletas de carga em seis cidades alemãs.

Com o ressurgimento da bicicleta de carga há alterações às ciclovias que são necessárias, já que as pistas e as restantes infra-estruturas foram instaladas a pensar no uso das bicicletas tradicionais. Contudo, é bom sinal de que os governos se comecem a aperceber da potencialidade do uso das duas rodas.

Foto:  Flowizm / Creative Commons





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