Califórnia pode ser alimentada com 100% de energia renovável em 2050



Um novo estudo desenvolvido na Universidade de Standford apresenta um plano prático para converter todas as infra-estruturas energéticas da Califórnia em fontes de energia renováveis até 2050.

Publicado na revista científica Energy, o estudo propõe vários passos para assegurar que o estado passe a ser alimentado a 100% com energia renovável até meio do século XXI, através de uma combinação de sistemas solares, eólicos e hídricos. O primeiro passo para concretizar este ambicioso projecto é que todas as infra-estruturas energéticas construídas na Califórnia a partir de 2020 sejam dedicadas às fontes renováveis.

O autor principal do estudo, Mark Z. Jacobson, delineou anteriormente propostas semelhantes, mas a nível global. Apesar de o estudo considerar apenas a tecnologia existente, indica que uma maior eficiência no consumo de energia ajudaria a atingir a meta de 100% de energia mais facilmente.

Os tipos de energias a utilizar no plano foram seleccionados para terem o menor impacto ao nível da poluição, saúde pública, aquecimento global e permitirem o máximo de segurança e eficiência energética. A conversão para os veículos eléctricos também será necessária para a implementação bem-sucedida do plano, refere o Inhabitat.

Fora do plano para tornar a Califórnia energeticamente sustentável estão os biocombustíveis, combustíveis fósseis e energia nuclear. O estudo propõe uma mistura de 55% de energia solar, 35% de energia eólica, 5% de energia geotérmica, 4% de energia hídrica e 1% de energia proveniente das ondas e marés.

Foto:   clarkmaxwell  / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...