Alemanha: aldeia produz 500% da energia que precisa a partir de fontes renováveis
Wildpoldsried, uma pequena localidade na região da Baviera com cerca de 2.600 habitantes, está a liderar o movimento alemão das energias renováveis. Nos últimos anos, esta aldeia tem investido numa gama holística de projectos de energias renováveis, que incluem 4.983 kWp de energia fotovoltaica, cinco instalações de biogás, 11 turbinas eólicas e um sistema hidroeléctrico.
Como resultado, a aldeia ultrapassou há muito a independência energética e actualmente produz 500% a mais de energia que necessita, beneficiando das vendas à rede energética nacional.
Os projectos de energia renovável na Alemanha têm crescido bastante nos últimos anos, impulsionados pelos subsídios governamentais que permitem uma redução dos custos, reduzem a independência energética dos combustíveis fósseis e diminuem a produção de energia nuclear. Tal transformação é conhecida no país como “Energiewende” ou “transição energética”. Como resultado deste investimento, os alemães deverão dentro em breve satisfazer 30% das necessidades energéticas a partir de fontes renováveis.
A nível local, Wildpoldsried excedeu em muito o sucesso nacional. O compromisso com as energias renováveis começou oficialmente em 1999. O objectivo inicial da aldeia era produzir 100% da energia que necessitava a partir de energias renováveis em 2020, refere o Inhabitat. Mas a comunidade local entusiasmou-se e os projectos avançaram muito mais rápido que as expectativas. Em 2011, Wildpoldsried estava a produzir 321% a mais do que a energia que necessitava e a receber €4,4 milhões da venda de energia.
Foto: kuberok / Creative Commons