Crise leva portugueses a trocar carro pelos transportes públicos
Há cada vez mais portugueses a trocar o seu automóvel pelos transportes públicos, de acordo com uma sondagem realizada pela Universidade Católica para a Antena 1, RTP, Jornal de Notícias e Diário de Notícias e que é hoje publicada pelo Menos Um Carro.
Segundo a sondagem, a utilização dos transportes públicos é uma das soluções que as famílias portuguesas encontram para reduzir as suas despesas mensais.
Esta mudança de comportamento, ainda que “obrigada” pela crise económica, levou a um aumento em 15% do número de utilizadores de transportes públicos. Dos questionados, 21% admitiu que reduziu a utilização do automóvel, sendo que 46% mantém o número de quilómetros que realiza, regularmente, com a sua viatura.
O universo desta sondagem é composto por recenseados residentes em Portugal Continental, sendo que foram obtidos 1288 inquéritos válidos. Dos inquiridos, 58,6% eram mulheres, sendo que a margem de erro é de 2,7%, com um nível de confiança de 95%.
Recorde-se que as empresas de transportes colectivos têm ganho mais passageiros nos últimos meses. A Carris, por exemplo, registou em Fevereiro um aumento em 1,3% do número de passageiros, em relação a igual período do ano anterior.
Já em meados de 2010, por outro lado, surgiram as primeiras notícias que davam conta que os portugueses estão a andar mais de transportes públicos.
Finalmente, em Novembro passado, aquando do primeiro aniversário do movimento Menos Um Carro, Faustino Gomes, responsável pela consultora TIS, tinha adiantado que nos 12 meses anteriores verificou-se uma descida ligeira do número de carros que entram em Lisboa – que se situava, em Novembro de 2009, nos 800 mil por dia.