Nova Iorque vai ter um sistema arquitectónico dinâmico para evitar inundações



Em 2012, o furacão Sandy destruiu casas, negócios, inundou túneis e submergiu estradas. A tempestade criou um impasse em dezenas de milhares de vidas e revelou as vulnerabilidades de Nova Iorque às condições meteorológicas severas e subida do nível das águas.

“Vi a devastação, mas também vi a oportunidade que o Sandy trouxe”, afirma Henk Ovink. Ovnik é o antigo director-geral de planeamento de recursos hídricos dos Países Baixos, um país que lida com inundações e gestão de água em grande escala há séculos. No despertar do Sandy, Ovnik levou o seu conhecimento para os Estados Unidos e juntou-se à Hurrican Sandy Rebuilding Task Force, uma iniciativa do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano para reconstruir e reforçar a linha costeira de Nova Jérsia e Nova Iorque.

Para o especialista é importante perceber os atributos e vulnerabilidades de uma região e encontrar soluções criativas que utilizem esses atributos e respondam a essas fragilidades. “Temos de nos preparar para a próxima tempestade e não apenas responder à última”, sublinha, cita o Verge. Foi neste contexto que o neerlandês criou e liderou o Rebuild by Design, um concurso onde arquitectos, designers, engenheiros, e outros especialistas puderam submeter projectos para infra-estruturas mais inteligentes e resilientes para a linha costeira da região.

Na fase de submissões foram entregues 148 projectos. Desta centena e meia de projectos, foram apenas escolhidos seis vencedores. Uma das propostas vencedoras foi o Big U, do grupo dinamarquês Bjarke Ingels. O Big U não é uma simples parede gigante. Com mais de 16km, o Big U trata-se de um sistema de contenção que envolve a metade sul de Manhattan e combina diferentes espaços, como parques ou zonas comunitárias com infra-estruturas concebidas para travar as inundações.

O projecto foi desenvolvido com o contributo dos residentes, da autarquia e empresas locais. O Big U é uma estrutura de protecção contínua que se mistura e adapta com cada espaço que atravessa. O Big U recebeu um financiamento de €265 para começar a ser implementado.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...