Geração que nasceu durante ou depois dos anos 80 não sabe coser nem costurar



A Geração Y, ou os Millennials, não tem nenhuma noção básica de costura ou reparação de roupas, de acordo com Pamela Norum, professora de têxteis da Universidade Missouri-Columbia, nos Estados Unidos, que estudou mais de 500 norte-americanos desta e de gerações passadas sobre os seus hábitos de vestuário.

A conclusão é norte-americana mas, pensamos, pode ser reencaminhada para outros continentes ou países, incluindo Portugal. De acordo com Pamela, existe cada vez mais um hiato geracional de conhecimento entre duas gerações imediatamente coladas.

Assim, a geração que nasceu nos anos 80 e décadas seguintes não sabe coser, reparar roupas, costurar ou mesmo lavá-las e engomá-las.

Os resultados do estudo da professora norte-americana foram relatados no jornal Familiy and Consumer Sciences Research Journal e, para Pamela, não foram surpreendentes. “Em 2012, os americanos criaram mais de 14,3 milhões de resíduos de têxteis. Muitos destes estão relacionados com roupas deitadas ao lixo devido a pequenos problemas, facilmente costuráveis. Se os proprietários desta roupa tivessem competências poderiam facilmente repará-los”, explicou a autora.

Segundo Pamela, esta é uma questão não apenas geracional mas também ligada à sustentabilidade. “Se queremos virarmo-nos para práticas mais sustentáveis em todos os aspectos, precisamos de avaliar não apenas a forma como tratamos das nossas roupas mas também como educamos as gerações mais jovens para fazê-lo”, concluiu.

Foto: Dunna1 / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...