Antigos moinhos da ilha Graciosa são aproveitados para turismo rural (com VÍDEO)



Na Graciosa, Açores, existem dezenas de moinhos, remanescentes do período em que havia uma forte produção agrícola na ilha. Ao longo dos anos, a agricultura foi perdendo força e os moinhos foram deixados ao abandono.

Nos últimos anos, têm surgido alguns projectos de recuperação destes antigos espaços para turismo rural. O Moinho de Pedra – construído na década de 1940, tal como a maior parte dos moinhos da ilha – é uma das dez construções que foram reaproveitados.

O espaço foi adquirido em 2002 por João Luís Silva, natural da Graciosa. Para João, este moinho de pedra é a concretização de um projecto idealizado há muito. “Sempre gostei de moinhos e coisas rústicas. Há uns anos que trabalho em prol deste moinho”, contou João Luís Silva ao Economia Verde.

Depois da compra, o espaço passou por um período de restauração, onde o proprietário conseguiu preservar muitos dos artefactos que estava no interior do edifício na altura da compra. Foram restaurados utensílios e construídas algumas peças de mobiliário de acordo com as linhas de decoração do espaço.

Actualmente, existem pouco mais de 4.000 habitantes na ilha da Graciosa, pelo que 80% da ocupação do moinho de João Luís Silva é estrangeira.

Para já, o Moinho de Pedra é uma fonte complementar de rendimento para João Luís Silva, que é funcionário público. Contudo, num futuro breve, este açoriano espera poder deixar o trabalho para se dedicar a tempo inteiro ao projecto de turismo rural.

Conheça o espaço no episódio 317 do Economia Verde.

Foto: Paulo Vítor Martins / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...